Por Renato Müller
Depois da Justiça americana ter barrado sua fusão com a rival Kroger, que criaria uma gigante supermercadista (até mesmo para os padrões hiperbólicos dos EUA), a rede Albertsons retomou iniciativas que haviam ficado em banho-maria. Durante a conferência com investidores para o anúncio dos resultados do quarto trimestre fiscal (aumento de 2,3% nas vendas em mesmas lojas e lucros de US$ 855 milhões antes de impostos), a empresa revelou sua estratégia para o digital.
Chamada de Customers for Life, a estratégia de crescimento da varejista se apoia em quatro plataformas digitais que, na visão do CEO Vivek Sankaran, posicionarão a empresa para ampliar seus resultados de forma sustentável. “Essas plataformas foram projetadas para impulsionar nossas vendas, aumentar o engajamento com nossos clientes mais fiéis, aumentar o valor dos clientes ao longo do tempo e gerar mais dados para nossa operação de Retail Media, a Albertsons Media Collective”, explicou Susan Morris, que a partir de 01/05 sucederá Sankaran como CEO da varejista.
Os 4 pilares digitais de crescimento da Albertsons são os seguintes:
1) E-commerce
As vendas online da rede cresceram 24% no ano fiscal 2024, com expansão mais acelerada nas vendas próprias (1P) do que em seu marketplace (3P). O crescimento veio a partir do uso das lojas físicas como mini hubs de distribuição, aproveitando os estoques já disponíveis e a proximidade física dos clientes. Isso permite que a empresa ofereça todo o sortimento das lojas no e-commerce, além de integrar a serviços de clique e retire. Hoje, 8% das vendas da Albertsons vêm do e-commerce.
2) Fidelidade
O número de membros do programa de fidelidade da Albertsons cresceu mais de 15% no quarto trimestre do ano fiscal 2024, para mais de 45 milhões de pessoas, e o tempo de engajamento cresceu 12% na mesma base de comparação. Para a empresa, a simplificação do programa no início do ano passado e o lançamento de um novo app permitiram que os consumidores tivessem acesso a ofertas personalizadas, ganhassem pontos e aumentassem o tempo para trocá-los por combustível ou alimentos. Cerca de 20% dos clientes preferem receber descontos diretos pelo programa, em vez de acumular pontos – pelo programa anterior, a Albertsons não conseguia oferecer essa opção.
3) Farma e saúde
As vendas de itens de farmácia saltaram 18% no quarto trimestre fiscal, estimuladas pelo aumento da vacinação, pela maior satisfação dos clientes com os serviços e pelo crescimento do uso do app Sincerely Health. A Albertsons enxerga um cluster de clientes que usa tanto as farmácias quanto os supermercados da rede e que são mais valiosos para a empresa, com uma contribuição acima da média para os resultados do negócio.
4) Integração do app às lojas físicas
Lançado no ano passado, o recurso de uso do aplicativo da rede dentro das lojas físicas (liberando promoções, ajudando a localizar produtos nas gôndolas e ajudando com listas de compra) atraiu 9 milhões de usuários. A expectativa da varejista é que essa integração aumente o engajamento dos consumidores, atraídos pela combinação de conveniência e valor.
“A soma desses recursos digitais gera mais engajamento dos clientes e enriquece nossas bases de dados, o que nos permite acelerar o crescimento de nossa divisão de Retail Media”, analisa Morris, a nova CEO da rede. A Albertsons fechou o ano fiscal 2024 com 2.270 pontos de venda, entre supermercados e farmácias, em 34 estados americanos.