Setor foi o que mais cresceu durante a pandemia; comportamento do consumidor manterá crescimento das vendas nos próximos anos
Por Renato Müller
Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, as vendas online de supermercados tiveram um forte crescimento nos últimos anos. Mesmo sendo considerados como varejo essencial, os supermercados precisaram desenvolver capacidades digitais para lidar com o receio dos consumidores em sair de casa. O costume de comprar online se consolidou e, mesmo com a reabertura total do varejo, a trajetória continuou sendo de alta.
Um estudo realizado pela consultoria Mercatus estima que, em 2025, as vendas online de supermercados alcançarão US$ 250 bilhões somente nos Estados Unidos. Caso esse número se concretize, o varejo digital de alimentos terá tido um crescimento de 60% em relação aos níveis pré-pandêmicos e representará pouco mais de 20% das vendas de todo o varejo supermercadista americano.
Ainda assim, as empresas do setor precisam ultrapassar uma série de obstáculos para manter a relevância do digital na jornada dos clientes. Entre esses obstáculos estão a seleção de produtos (que ainda não é tão prática nem personalizável no digital quanto no físico), a gratificação instantânea da compra no varejo físico, a personalização ainda limitada da experiência do supermercado online, a dificuldade de contar com níveis precisos de estoque no digital.