Por Renato Müller
A diversidade de soluções tecnológicas vem aumentando no varejo supermercadista, abrindo mais possibilidades de inovação, personalização do relacionamento e boas experiências para os clientes. O autoatendimento (self-checkout) está presente em muitos mercados, como uma alternativa prática e funcional para determinadas missões de compra.
Mesmo em mercados europeus como a Alemanha, onde as compras com dinheiro ainda têm uma grande relevância e existe uma preocupação grande em manter caixas com atendimento pessoal, redes de supermercados estão investindo em tecnologia para entregar mais praticidade, velocidade e conforto aos clientes. Confira estes 4 exemplos:
1) Edeka, Alemanha
Na cidade de Freckenfeld, quase na fronteira com a França, o grupo supermercadista Edeka abriu uma loja autônoma que conta com um sistema que estima a idade dos clientes a partir de visão computacional e Inteligência Artificial. A solução, que libera a venda de itens com restrição etária (como bebidas alcoólicas), reconhece que um produto foi escaneado no self-checkout e, após autorização do cliente, abre uma câmera para filmagem do consumidor.
2) Rewe, Alemanha
Já em Kamen, no noroeste alemão, a Lekkerland (bandeira de conveniência do grupo Rewe) tem uma loja autônoma em uma estação de recarga de veículos elétricos. Com apenas 250 SKUs, em itens de consumo rápido, bebidas e uma linha restrita de hortifrutis, a loja é a terceira da rede supermercadista neste modelo, sempre acoplado a uma estação de recarga. A ideia é que os clientes aproveitem a parada para uma compra muito rápida: o cliente faz o check-in pelo app da marca, retira os produtos das prateleiras e a compra é automaticamente debitada do cartão de crédito.
3) Intermarché, França
Em várias cidades francesas, o grupo Intermarché está testando o uso de carrinhos de compra com cameras, para que os clientes não precisem passar os produtos pelo check-out no fim do processo. Cada item colocado ou retirado do carrinho é identificado por um sistema de visão computacional e o pagamento é feito em um caixa dedicado. Segundo a varejista, os resultados iniciais têm sido encorajadores.
4) Colruyt, Bélgica
A rede belga Colruyt, que conta com quase 400 pontos de venda em seu país natal, em Luxemburgo e na França, tradicionalmente usa um sistema de check-out em que os operadores ficam em pé, o que traz mais mobilidade e facilita a abertura e fechamento dos caixas. A evolução dessa filosofia vem sendo testada em algumas lojas belgas: o sistema de “Easy Checkout” usa câmeras no teto, apontadas para a esteira dos caixas. As cameras leem os produtos e automatizam o processo de check-out. A ideia é implementar a solução em toda a rede ao longo deste ano.