<< Voltar pra Home

Negócios



Mídia é a oportunidade de monetização para os supermercados

27 de novembro de 2022
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Mídia é a oportunidade de monetização para os supermercados”

Varejistas americanos consideram retail media como oportunidade relevante, mas temem perder contato com os clientes e têm dificuldade em desenvolver plataformas próprias

Por Renato Muller*

A monetização do retail media é assunto prioritário para os executivos dos supermercados e das indústrias de bens de consumo, mas ainda é preciso desenvolver e aplicar as melhores práticas para destravar todo o seu potencial. Essa é a conclusão de um relatório divulgado pela plataforma online Grocery Doppio.

Segundo o estudo “State of Digital Grocery: the Media Monetization Opportunity”, que ouviu 161 líderes do setor supermercadista e 67 executivos da indústria nos Estados Unidos, 86% dos varejistas disseram que precisam de mais fontes de receita para que suas operações digitais se tornem lucrativas. E, para 78% dos entrevistados, a monetização das propriedades de mídia do varejo (telas LCD, displays e gôndolas nas lojas, banners e espaços nobres nos sites) é uma oportunidade relevante.

Para que se tenha uma ideia da primazia desse item no pensamento dos executivos, 61% afirmaram que a entrega de perecíveis ou refeições prontas é uma oportunidade de crescimento, enquanto somente 34% têm a mesma visão sobre serviços por assinatura.

E a mudança rumo ao retail media já está acontecendo, já que 63% dos entrevistados já estão se integrando a plataformas de monetização de mídia ou estão avaliando essa possibilidade. “A indústria de bens de consumo quer melhores soluções para apresentar seus produtos para os clientes, com um custo/benefício melhor que a mídia de massa ou a publicidade no Google. Ao mesmo tempo, o varejo sabe que a monetização de suas mídias é essencial para seu crescimento futuro, mas ainda tem dificuldade em acompanhar a evolução das plataformas”, afirma Gaurav Pant, Chief Insights Officer da Grocery Doppio.

Ao mesmo tempo em que é vista como oportunidade, a adoção de plataformas de mídia de terceiros é vista com preocupação: 83% dos varejistas afirmam que esses sistemas representam uma ameaça competitiva e 69% temem perder contato com seus clientes se adotarem essas soluções. O caminho então poderia ser a construção de plataformas proprietárias, mas somente 13% dos supermercadistas acreditam que poderiam oferecer uma solução melhor que as disponíveis atualmente para abocanhar uma parte de um mercado avaliado entre US$ 2 bilhões e US$ 4 bilhões somente no mercado americano.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…