<< Voltar pra Home

Destaques



Mercado atacadista apresenta oportunidades e muitos desafios

15 de maio de 2023
 - 
15:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Mercado atacadista apresenta oportunidades e muitos desafios”

Saiba identificar e superar os problemas desse setor que está em plena ascensão no país

Fazer compras no mercado atacadista é a realidade de muitos brasileiros. Adquirir maior quantidade de mercadoria com o menor preço é uma das justificativas. De acordo com pesquisa do Ranking ABAD/NielsenIQ 2022 – ano base 2021, realizado pela ABAD em parceria com a consultoria NielsenIQ, registrou crescimento de 7,1% em 2021 para o setor.

Embora esteja nessa crescente em relação ao número de consumidores, os lojistas enfrentam muitos desafios. “Depois da pandemia muita coisa mudou, o aumento do número de compras online e mudança de hábitos fez com que os atacadistas atendessem uma demanda muito maior sem que isto estivesse dentro das previsões. Se a distribuidora não estiver preparada para atender, perderá oportunidades de negócio e ainda poderá prejudicar sua imagem perante os clientes e investidores”, destaca Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo.

Além disso, fazer a gestão eficiente do estoque pode ser um grande problema. Mercadorias em excesso no estoque, por exemplo, representam prejuízos, porque ocupam espaço de itens que teriam um giro maior. Sendo assim, a necessidade de espaço físico de armazenamento aumenta, assim como os custos para manter o local e a mão de obra necessária para o manuseio.

Também, é preciso fazer a integração dos setores. “É necessário que haja uma boa comunicação e troca de informações entre os departamentos para que a operação avance. A falta disso, infelizmente, ainda é comum, e resulta na perda de informações pelo caminho, retrabalho e erros”, explica Valéria.

Mas é possível superar todos os desafios seguindo algumas dicas de especialistas. Confira.

– Usar um software de gestão que dê maior controle ao estoque, registre informações que serão sincronizadas com o sistema utilizado em campo pelos vendedores e proporcione suporte ao planejamento de distribuição;
– Capacitar e motivar os colaboradores para que estejam bem adaptados às novas tecnologias e saibam empregar as melhores técnicas do relacionamento com os clientes;
– Automatizar processos por meio de sistemas computadorizados e equipamentos que auxiliem na organização do estoque, por exemplo na conferência de mercadorias;
– Estar em constante autoavaliação e processo de melhorias, assim, sua empresa conseguirá superar um desafio novo muito mais rápido;
– Contar com bom parceiros e fornecedores.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cencosud Brasil: venda líquida de R$ 2,5 bi no 1T24 supera projeções

Nos últimos nove meses, empresa entregou sete novas lojas, um marco na história de toda a sua operação A Cencosud…
Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do mais simples ao tecnológico, esses equipamentos são essenciais para a experiência do cliente na loja Seja equipado com cadeirinha…
Image

Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

Equipado com IA, Robs consolida busca por inovação e ajuda consumidores durante as compras A loja recém-inaugurada da Rede Supermarket…
Image

Campanha “Tá na sua vida, tá no Tenda” é lançada em diversas plataformas

“Este filme mostra como humanizamos a nossa marca para se conectar emocionalmente com os nossos clientes”, diz Gustavo Delamanha, diretor…