Home SeçõesDestaques Mercado atacadista apresenta oportunidades e muitos desafios

Mercado atacadista apresenta oportunidades e muitos desafios

De Redação SuperHiper
0 Comente

Saiba identificar e superar os problemas desse setor que está em plena ascensão no país

Fazer compras no mercado atacadista é a realidade de muitos brasileiros. Adquirir maior quantidade de mercadoria com o menor preço é uma das justificativas. De acordo com pesquisa do Ranking ABAD/NielsenIQ 2022 – ano base 2021, realizado pela ABAD em parceria com a consultoria NielsenIQ, registrou crescimento de 7,1% em 2021 para o setor.

Embora esteja nessa crescente em relação ao número de consumidores, os lojistas enfrentam muitos desafios. “Depois da pandemia muita coisa mudou, o aumento do número de compras online e mudança de hábitos fez com que os atacadistas atendessem uma demanda muito maior sem que isto estivesse dentro das previsões. Se a distribuidora não estiver preparada para atender, perderá oportunidades de negócio e ainda poderá prejudicar sua imagem perante os clientes e investidores”, destaca Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo.

Além disso, fazer a gestão eficiente do estoque pode ser um grande problema. Mercadorias em excesso no estoque, por exemplo, representam prejuízos, porque ocupam espaço de itens que teriam um giro maior. Sendo assim, a necessidade de espaço físico de armazenamento aumenta, assim como os custos para manter o local e a mão de obra necessária para o manuseio.

Também, é preciso fazer a integração dos setores. “É necessário que haja uma boa comunicação e troca de informações entre os departamentos para que a operação avance. A falta disso, infelizmente, ainda é comum, e resulta na perda de informações pelo caminho, retrabalho e erros”, explica Valéria.

Mas é possível superar todos os desafios seguindo algumas dicas de especialistas. Confira.

– Usar um software de gestão que dê maior controle ao estoque, registre informações que serão sincronizadas com o sistema utilizado em campo pelos vendedores e proporcione suporte ao planejamento de distribuição;
– Capacitar e motivar os colaboradores para que estejam bem adaptados às novas tecnologias e saibam empregar as melhores técnicas do relacionamento com os clientes;
– Automatizar processos por meio de sistemas computadorizados e equipamentos que auxiliem na organização do estoque, por exemplo na conferência de mercadorias;
– Estar em constante autoavaliação e processo de melhorias, assim, sua empresa conseguirá superar um desafio novo muito mais rápido;
– Contar com bom parceiros e fornecedores.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.