Home SeçõesDestaques Lopes Supermercados adota novas medidas e aumenta sua eficiência operacional

Lopes Supermercados adota novas medidas e aumenta sua eficiência operacional

De Renata Ruiz
0 Comentário

Utilizando rollers trays, a rede consegue ter uma melhor exposição de produtos e não corre riscos com a ruptura

O índice de eficiência operacional do Lopes Supermercados, rede com 33 lojas em São Paulo e região metropolitana, sempre esteve abaixo da média do setor. E em especial na seção de perfumaria, o Lopes conseguiu aumentar em 63% sua eficiência operacional com o uso dos organizadores inteligentes rollers trays nas prateleiras desenvolvidos pela Green Retail Solutions, especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo.

O índice de 63% na redução nas perdas foi obtido a partir do projeto piloto realizado entre os meses de janeiro e agosto pelo Lopes Supermercados em sua unidade no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo. A loja foi selecionada a dedo pelo nível crítico de eficiência operacional de desodorantes até então registrado. “É o produto mais visado pelos furtantes na seção de perfumaria, seguido pelas lâminas de barbear. O percentual de perdas era muito representativo e precisávamos de uma solução que nos ajudasse a reduzi-las”, afirma o gerente de prevenção de perdas da rede supermercadista, Gernaldo Gomes.

A boa notícia é que, além de aumentar a eficiência operacional, o Lopes Supermercados melhorou a exposição de seus produtos.  “Como organizadora de prateleira, a solução permite sempre visualizá-los. Se faltar, repomos do estoque, evitando rupturas. O desodorante é o tipo de produto que o consumidor não troca a marca, ele é muito fiel. Se não encontrar em sua loja, vai procurá-la no concorrente. Corre-se o risco de perder a venda e, principalmente, o próprio cliente”, diz Gomes.

Controle total da operação

Para ter um índice de acuracidade no projeto, Gomes lembra que promoveu um grande trabalho de logística controlando tudo o que entrava de desodorante na loja. Cem porcento das mercadorias foi conferido e ciclos de inventários ocorreram, semanalmente, para testar a eficiência dos rollers trays. “Era preciso ter a certeza de que não teríamos qualquer interferência externa para testarmos a solução. Assim chegamos a 100% de eficiência na redução de arrastões, por exemplo”, argumenta o gerente.

Os arrastões a que se refere Gernaldo Gomes eram promovidos por furtantes que escondiam desodorantes em grandes quantidades em sacolas protegidas por alumínio, que inibem a ação das antenas antifurto. Outros levavam nas próprias mochilas e por vezes a equipe de segurança promovia abordagens onde furtos do produto eram constatados. “Reduzimos muito as nossas perdas, hoje temos bons indicadores se comparados ao mercado. Não as zeramos, mas acabamos com os arrastões. Essa loja de Itaquera tinha problemas sérios e crônicos com os furtos de desodorantes”, afirma.

Com o sucesso do projeto piloto, o Lopes Supermercados agora fará o roll out dos rollers trays para outras quatro unidades da rede nos próximos meses: duas lojas de Guarulhos (Amélia Rodrigues e Macedo), uma em Embu das Artes e outra no Tatuapé, também na zona leste de São Paulo. ”Não mudamos nenhum hábito em nossas operações, foi a solução que trouxe resultados. Escolhemos a loja com o pior cenário e o desempenho foi ótimo. Sabíamos que se conseguíssemos resolver o problema dos furtos por lá, poderíamos levar a solução para outras unidades”, destaca Gomes.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada