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Lei pode inibir crescimento do self checkout nos EUA

De Administrador SH
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Em Rhode Island, legislação propõe limites ao número de terminais nas lojas e quer dar desconto a clientes que usarem equipamentos em grandes compras

Por Renato Müller

Em uma notícia para deixar as pessoas de pensamento economicamente liberal de cabelos em pé, uma legislação que está sendo discutida pode limitar o crescimento dos self checkouts em supermercados dos Estados Unidos. O pequeno estado de Rhode Island, no nordeste do país, debate a possibilidade de limitar o número de terminais de autoatendimento em supermercados a 8 unidades e exigir que clientes que usem os equipamentos em compras de mais de 10 itens recebam um desconto de 10%.

“Os self checkouts são uma forma que os supermercados têm de evitar contratar funcionários, fazendo com que os clientes façam de graça esse trabalho. Parece justo, então, que os clientes recebam algo em troca”, afirma a deputada Megan Cotter, justificando o desconto.

A visão dos supermercadistas, naturalmente, é bem diferente. “Essa lei confronta uma questão fundamental: até que ponto o governo pode ditar o funcionamento de um negócio?”, afirma Scott Bromberg, presidente e CEO da Rhode Island Food Dealers Association. “Assim como acontece em muitos setores, os supermercados estão tendo muita dificuldade na contratação de pessoas”, completa.

Em sua opinião, em um ambiente de negócios com uma taxa de desemprego de apenas 3,5% e alto custo trabalhista, os negócios precisam desenvolver modelos alternativos de operação, caso queiram continuar funcionando.

A legislação proposta conta com a oposição de uma série de associações de varejo estaduais, mas é apoiada pelo sindicato dos trabalhadores e por representantes republicanos e democratas na Assembleia Legislativa de Rhode Island. Um sinal de que essa discussão terá vida longa.

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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