<< Voltar pra Home

Consumidor



Foodservice e marcas próprias se destacam no varejo em 2022

25 de dezembro de 2022
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Foodservice e marcas próprias se destacam no varejo em 2022”

Aperto no orçamento trouxe de volta aspectos tradicionais dos supermercados, que vinham em segundo plano por causa da pandemia

O ano de 2022 será visto, lá no futuro, como um tempo de crise econômica global. O aumento da inflação na esteira do pós-pandemia provocou grandes mudanças de comportamento dos consumidores e deu forte destaque para conceitos e práticas tradicionais dos supermercados, mas que não apareciam com cara de grandes tendências para o ano.

No mercado americano, enquanto se falava muito em delivery ultrarrápido, automação e crescimento da demanda por produtos premium, o que a realidade trouxe foi muito mais pé no chão: itens de marca própria e foodservice.

O aumento do custo de vida fez com que grande parte dos americanos trocasse a ida ao restaurante por uma refeição no supermercado (ou preparada na loja e levada para casa): nos 12 meses encerrados no fim de agosto, as vendas de foodservice e alimentos preparados nos supermercados saltaram 9,3% na comparação anual, para US$ 31,3 bilhões, de acordo com o FMI – Food Industry Association.

Nada menos que 82% dos supermercadistas afirmaram estar aumentando o espaço destinado a itens preparados nas lojas. A Kroger, líder do setor nos EUA, agregou dark kitchens a seus supermercados e abriu uma “praça de alimentação virtual” em Dallas para atender à demanda digital. Outro destaque, também ligado à alta no custo de vida, é o consumo de itens de marca própria. O varejo percebeu esse movimento e ampliou seu sortimento: bons exemplos são a Save Mart, que lançou uma linha de sorvetes premium, e a Albertsons, com uma linha de vinhos de marca própria.

O aperto no orçamento diminuiu o apetite dos consumidores por produtos premium, mas o avanço das marcas próprias permitiu manter alguns itens na lista de compras.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Indicador INSV-Consumidor acompanha as manifestações dos clientes a respeito das suas experiências nos supermercados Em abril, o Índice Nacional de…
Image

#AjudaSul: Grupo Comercial Villa Simpatia adere ao “SOS Rio Grande do Sul”

Campanha incentiva venda de produtos gaúchos para contribuir com a recuperação da economia local Para ajudar os produtores do Rio…
Image

Hummer cria nova identidade visual em homenagem ao Time Brasil

Marca centenária lançou uma edição especial com o logo em comemoração ao patrocínio aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 A…
Image

WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app

Clientes podem enviar imagens de listas escritas à mão, fotos de produtos ou solicitar os itens por voz O Prezunic…