<< Voltar pra Home

Lojas



Com inflação em alta, consumidor paulista reduz lista de compras no PDV

21 de junho de 2021
 - 
14:38
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Com inflação em alta, consumidor paulista reduz lista de compras no PDV”

Em um ano, faturamento real de abril ante 2020 caiu 6,83% nos supermercados de São Paulo

As vendas dos supermercados de São Paulo neste ano desaceleraram de forma expressiva frente a 2020, diante de uma inflação persistente que afetou o poder de compra, reduzindo o volume vendido.

Segundo a Associação Paulista dos Supermercados (Apas), as vendas em abril caíram 13%, em termos reais (dessazonalizado e deflacionado pelo IPS/FIPE/APAS) em relação ao ano passado. Usando o IPCA/IBGE como deflator, a Apas informa que o faturamento real de abril caiu 0,4% – em relação a abril de 2020, a queda é de 6,83%.

Apesar da base de comparação mais forte de 2020, que agora afeta os índices – a demanda cresceu nas lojas no início da pandemia – a retração das vendas em abril também é um sinal de que a inflação ainda sustenta os ganhos em receita, mais do que o volume vendido. Também pode haver outro impacto: a migração de consumo para bares e restaurantes, que já identificaram aumento de vendas desde maio.

Segundo a Apas, em abril versus março de 2021 há recuo de 5,13% na receita. Para a associação, como a primeira parcela do auxílio emergencial só foi paga no fim de abril, o benefício não influenciou o desempenho mensal. No primeiro quadrimestre de 2021, a queda é de 8,9%, também efeito da base de comparação alta de 2020.

Fonte: Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Bem-estar é nova tendência dos supermercados americanos

Estudos mostram que essa pode ser uma oportunidade para produtos de marca própria e serviços digitais Por Renato Müller Os…
Image

Grupo Carrefour Brasil lança gôndola com produtos feitos na Amazônia

Iniciativa exclusiva e em rede nacional, programa “Floresta Faz Bem” incentiva a venda de produtos produzidos por povos indígenas e…
Image

Casas de apostam investem R$ 550 milhões em camisas de clubes

Conhecidos como Bets, movimentam o mercado brasileiro e valorizam os times do país Com permissão para atuar no País desde…
Image

DM adquire carteira de clientes da Credz

Com a aquisição, a empresa amplia atuação, cresce em novos segmentos, e alcança mais de 3 milhões de lares brasileiros…