Home SeçõesESG Assaí reduz emissão de gases em 27%

Assaí reduz emissão de gases em 27%

De Administrador SH
0 Comente

Resultado reforça o compromisso do atacadista com a agenda climática e está alinhado com a sua meta de reduzir em 38% as emissões de carbono

Em linha com o seu pilar de sustentabilidade e com um sólido planejamento de eficiência energética, o Assaí Atacadista atingiu, no terceiro trimestre deste ano, a diminuição de 27% de suas emissões no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Destaque para redução de 16% das emissões de gases refrigerantes, ou seja, emissões próprias provenientes da empresa (escopo 1); e de 65% nas emissões provenientes do consumo de energia elétrica (escopo 2).  

O resultado está alinhado ao compromisso da Companhia em reduzir 38% das suas emissões até 2030, tendo como base o total emitido por sua operação em 2015 – sendo que neste ano a Companhia contava com 95 lojas e, atualmente, possui mais de 240 unidades em funcionamento. A meta está atrelada a remuneração variável tanto da média como da alta liderança da empresa, o que inclui CEO e diretoria, além dos cargos de consultoria, coordenação e gerência de lojas, Centrais de Distribuição e matriz.

Além disso, reforça a urgência do tema – segundo relatório divulgado em setembro pela Organização das Nações Unidas, o fornecimento de energia limpa deve dobrar até 2030 para evitar que as mudanças climáticas coloquem em risco a segurança energética global.    

Ações efetivas

Os resultados do Assaí são possíveis diante de um comprometimento real com o tema da sustentabilidade, identificando oportunidades a partir de objetivos e metas bem definidas. Uma das principais frentes de trabalho que contribuíram para esse resultado vem da migração da matriz energética utilizada para operação da Companhia. Beneficiou ainda para a redução dos indicadores o avanço de um modelo de loja mais sustentável, que utiliza equipamentos e implantou iniciativas para otimizar o consumo de energia elétrica.    

Conheça mais sobre essas frentes de trabalho do Assaí: 

Agenda climática e Mercado Livre de Energia: Por meio de seu planejamento de eficiência energética e comprometido com a agenda climática, o Assaí investe, cada vez mais, em uma matriz energética diversificada e mais limpa. Atualmente, mais de 95% do que é consumido pela Companhia têm como origem fontes renováveis, ou seja, são provenientes das matrizes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas, contribuindo para a redução de emissões de escopo 2.

“Migramos as nossas lojas para contarmos com uma energia mais limpa, uma vez que no mercado livre, optamos pela utilização de matrizes 100% renováveis. Além disso, é um sistema mais ágil e econômico, permitindo um canal direto entre o fornecedor de energia e o consumidor final”, conta Lucas Attademo, Gerente de Projetos do Assaí. 

Ecoeficiência: Além da migração para o mercado livre de energia, as novas lojas do Assaí são construídas levando em consideração conceitos de ecoeficiência e gestão do impacto ambiental. A estratégia reforça a preocupação com a forma de operação da Companhia, que ganha cada vez mais destaque entre os(as) clientes. Hoje, todas as unidades do atacadista são inauguradas com iluminação 100% em LED; ilhas de congelados e refrigerados com portas; e fachada de vidro e telhas translúcidas, que garantem um melhor aproveitamento da luz natural e contribuem para a diminuição do consumo de energia.     

Nas lojas mais antigas da empresa, a alteração para iluminação LED já está sendo realizada juntamente com a automatização dos sistemas de ar-condicionado com implementação de sensores que permitem a regulagem e desligamento automáticos do sistema nos casos em que a temperatura está adequada. Em 2021, 27 lojas tiveram sistemas de climatização automatizados instalados, totalizando 117 unidades, o que permitiu a redução do consumo de energia (escopo 2).     

Eletropostos: Dando sequência ao seu planejamento de eficiência energética e atento às demandas de mercado, a Companhia também passou a disponibilizar, em parceria com a GreenYellow, o serviço gratuito de recarga elétrica para os carros dos(as) clientes. Até o momento, 11 lojas do atacadista nos estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal já contam com este novo serviço e a projeção do Assaí é que, ao todo, 30 unidades contem com este diferencial em 13 diferentes estados brasileiros, até o primeiro semestre de 2023, sendo que a energia que abastecerá os carros será provida de fontes 100% renováveis.     

“Com a implantação dos eletropostos atendemos a uma demanda que deve se tornar crescente nos próximos anos no país, além de oferecer aos(as) nossos(as) clientes uma alternativa gratuita, ágil e sustentável para carregamento de seus carros enquanto realizam suas compras no Assaí”, finaliza Attademo.   

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.