<< Voltar pra Home

Negócios



Novembro Azul: prevenção é fundamental para afastar risco do câncer de próstata

22 de novembro de 2022
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Novembro Azul: prevenção é fundamental para afastar risco do câncer de próstata”

Mês de conscientização é oportunidade para alerta, já que doença atinge mais de 65 mil homens no país a cada ano

No Brasil, 65.840 homens são diagnosticados com câncer de próstata todos os anos, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A taxa de mortalidade também é preocupante, de acordo com o órgão. Do número de afetados pela doença, 15.841 podem morrer.

Apesar dos dados alarmantes, as chances de cura são altas quando a patologia é diagnosticada no início. Por esse motivo, campanhas de conscientização ajudam a romper os preconceitos acerca das consultas de urologia.

O penúltimo mês do ano é dedicado a conscientizar homens a respeito da doença e da saúde masculina, assim como afastar tabus que os impedem de manter a frequência no urologista.

Saiba o que é e quais são os sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata é um tumor que afeta a glândula do sistema reprodutor masculino que envolve a uretra e fica localizada abaixo da bexiga. Existem alguns fatores de risco capazes de aumentar as chances de desenvolvimento da doença. Homens com mais de 55 anos, com histórico de câncer na família e/ou com sobrepeso e obesidade são considerados os mais propícios a desenvolver câncer de próstata.

Por ser um tumor localizado próximo à uretra, quando ele aumenta, pode ocorrer a compressão desse canal, dificultando a passagem da urina e do sêmen. Por esse motivo, os primeiros sintomas da doença são mudança na frequência urinária, dor ao urinar, sangue na urina e no esperma, dores na região das costas e dificuldades para ter ou manter uma ereção.

No entanto, é importante ressaltar que o câncer de próstata pode ser silencioso, fazendo com que o homem passe anos com o tumor sem sentir nenhum sintoma. De acordo com o Ministério da Saúde, geralmente os indícios da doença só são percebidos em estágios avançados, tornando as chances de cura menores.

Por esse motivo, campanhas como a Novembro Azul tornam-se importantes para a conscientização e o diagnóstico precoce.

Como se prevenir do câncer de próstata

Segundo o Inca, existem algumas práticas que podem ser tomadas para diminuir os riscos da doença. Manter uma alimentação saudável, o peso corporal adequado, cultivar a prática de atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são boas medidas para manter a saúde do homem.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Assaí Atacadista abre 280 vagas de emprego para 1ª loja em Barueri, SP

Oportunidades são para contratação imediata e todas as posições são efetivas, elegíveis às pessoas com deficiência e abrangem diferentes áreas…
Image

José Koch é um dos palestrantes do encontro LIDE SC

CEO do Grupo Koch debaterá com empresários catarinenses sobre governança corporativa, no evento que marca também o lançamento da Vertical…
Image

Seara Chicken Supreme recebe upgrade

Visto a crescente demanda pela proteína do frango, a empresa traz uma evolução dos clássicos empanados de frango, mas em…
Image

O crescimento da experiência fresca e natural

O consumidor está mais preocupado com sua saúde, por isso os supermercados notaram um aumento na busca de produtos saudáveis…