<< Voltar pra Home

Consumidor



Bacalhau da Noruega, a melhor receita para o fim de ano

22 de novembro de 2022
 - 
13:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Bacalhau da Noruega, a melhor receita para o fim de ano”

Saiba mais sobre o pescado que é considerado o prato tradicional para o Natal ou Réveillon

As festas de fim de ano estão se aproximando e o que mais combina com estas datas é o prato favorito de muito, o bacalhau. O autêntico Bacalhau da Noruega é o Gadus morhua, considerado o mais nobre do mundo, é perfeito para várias receitas, porque possui um sabor e textura perfeitos. Neste artigo, vamos mostrar um pouco sobre este pescado e suas qualidades, além de apresentar formas de prepará-lo para orientar melhor o seu cliente.

Conheça o Bacalhau da Noruega

O cardume do Bacalhau da Noruega é migratório e viaja longas distâncias das águas frias e cristalinas do mar de Barents até a costa norueguesa. É nesse habitat ideal que os peixes se desenvolvem lentamente, o que garante uma carne suculenta, uma textura macia e o sabor marcante e único para o Gadus morhua. O autêntico Bacalhau da Noruega passa por um processo de salga e secagem até chegar à mesa do brasileiro.

Após ser pescado, a maior parte de sua espinha dorsal é removida, permitindo que ele seja espalmado no tão conhecido formato triangular do Bacalhau da Noruega. Isso facilita a salga do peixe de forma uniforme, bem como sua secagem e prensa.

Há algumas formas diferentes de salgar peixe: salga a seco, salmoura ou conserva. Nas fábricas de salga na Noruega, o processo é feito em salmoura.

O bacalhau é normalmente salgado e maturado durante 10 a 20 dias, o que cria um sabor único ao peixe. Os noruegueses geralmente usam 0,5kg a 1kg de sal por quilo de peixe, e é utilizado o sal marinho. Até 90% desse sal é dissipado na hora do dessalgue.

Depois de salgado, o peixe é colocado em paletes e deixado secar no interior das fábricas. Na Noruega se utiliza túneis de secagem especialmente desenvolvidos para o efeito, onde a temperatura se situa entre 20 e 25 graus.

O tempo que o peixe demora a secar depende do tamanho e da forma como foi salgado, podendo demorar entre 2 e 7 dias.

Depois de tudo isso, o peixe estará pronto quando tiver um teor de água de aproximadamente 40 a 50%. É, então, armazenado a baixa temperatura, entre 0 e 5 graus.

Todo esse processo é feito sem nenhuma substância química e nem aditivos, apenas peixe, a ação do tempo e sal.  É saúde e sabor em um alimento 100% natural – inclua o autêntico Bacalhau da Noruega na sua alimentação.

Como dessalgar o Bacalhau da Noruega:

Para chegar ao sabor indescritível do Bacalhau da Noruega, é importante seguir à risca o dessalgue. Esse processo garante que o rendimento do peixe cresça em até 30%, pois eles ganham o volume que perderam durante a salga e secagem, mas sem perder a qualidade e a textura.

É recomendado mergulhar o produto na água fria com pedras de gelo e colocar na geladeira até finalizar o processo para manter sua conservação. Troque a água pelo menos duas vezes por dia. O tempo do dessalgue varia de acordo com a altura da posta, e a indicação é:

  • Postas normais: 24 horas, trocando a água de 6 em 6 horas;
  • Bacalhau desfiado: 6 horas, trocando a água de 3 em 3 horas;
  • Postas grossas: 40 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Postas muito grossas: 48 horas, trocando a água de 8 em 8 horas;
  • Lombos muito grossos: 72 horas, trocando a água de 8 em 8 horas.

Para saber mais sobre o autêntico Bacalhau da Noruega, acesse nosso site: www.bacalhaudanoruega.com.br e as redes sociais: Instagram: @bacalhaudanoruegabrasil e Facebook: @BacalhauDaNoruega


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

RJ: Supermarket Recreio investe em modernização e reforma loja

Empreendimento passou a contar com um ambiente mais amplo e organizado, com setores como hortifruti, adega e padaria modernizada A…
Image

Assaí inaugura, em Vitória, a sua segunda loja no Espírito Santo

Empreendimento capixaba gerou 500 empregos diretos e indiretos e conta com vagas para recarregamento gratuito de carros elétricos O Assaí…
Image

Grupo Koch abre 150 vagas para Centro de Distribuição em Tijucas (SC)

“Há muitos benefícios como vale-compras, planos de saúde e odontológico, entre outros”, declarou o gerente executivo de RH da empresa,…
Image

Dia Mundial do Café: mais do que uma bebida, uma paixão nacional

Supermercadistas te convidam a descobrir os diferentes tipos de café, modos de preparo e uma receita refrescante para celebrar a…