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Ações sazonais ajudam a recuperar vendas

De Renata Ruiz
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Organização prévia dos pontos promocionais para as principais datas, feita em conjunto por indústrias e varejistas, pode ajudar a alavancar os resultados do setor; veja como fazer o planejamento

2023 tem se mostrado desafiador para os varejistas, com crescimento tímido das vendas em relação ao ano passado. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou alta de 2% nas vendas no primeiro trimestre. Em datas comemorativas importantes, como o dia das mães, por exemplo, os resultados também seguiram essa mesma tendência. Dados da Serasa Experian registraram alta de 3,7%, entre os dias 8 a 14 de maio, na comparação com o ano passado.

O cenário coloca grande expectativa para o segundo semestre, que pode ser decisivo para fechar o ano com bons resultados. Períodos importantes, como Black Friday e Natal, junto com outras datas menores, podem ajudar a impulsionar as vendas, se bem planejados. O momento, agora, é de rever estratégias definidas no começo do ano e preparar um novo plano de ação.

O primeiro ponto é entender quais dessas datas fazem sentido para o público da empresa. Algumas são comuns a praticamente todos, como Natal,  e a específica do setor, o Dia dos Supermercados, por exemplo, outras podem fazer sentido em determinadas regiões ou somente para algumas estratégias. Por isso é importante estabelecer um calendário para essas ações.

A partir desse planejamento inicial, a preparação para as datas pode contar com o apoio em dados históricos para oferecer uma melhor experiência de compra para os clientes.

Organização dos pontos extras

Uma das principais estratégias para vender mais durante períodos sazonais é a organização de pontos extras — as pontas de gôndolas, assim como os espaços de destaque no meio das lojas que divulgam produtos em promoção. Ações de cross merchandising com espaços de demonstração e degustação também podem ser interessantes dependendo do produto e categoria – especialmente no varejo alimentar.

Nessas datas comemorativas, quando aumenta a procura por determinados produtos, as chances de erros afetarem a experiência do consumidor e os resultados nas lojas físicas são ampliadas. No entanto, o acompanhamento diário da execução em supermercados por meio de softwares que utilizam inteligência artificial e reconhecimento de imagem auxilia na redução da taxa de vendas perdidas. Por exemplo, em abril de 2022, durante o período da Páscoa, o Involves Doors registrou um incremento de 15,6% no número de problemas de execução em supermercados. Com base nos alertas emitidos pela plataforma e, consequentemente, na resolução dos erros identificados, as lojas alcançaram um aumento de 20,1% sobre o faturamento das vendas que poderiam ter sido perdidas.

“O acompanhamento em tempo real com a ajuda de recursos tecnológicos permite que todas as ações planejadas pelo varejo e a indústria sejam auditados. Softwares de inteligência para o mercado, como o Involves Stage e Involves Doors, permitem uma execução focada em atender às expectativas dos shoppers, com dados que chegam com agilidade, facilitando que mudanças no planejamento aconteçam a partir de informações reais”, explica Gabriel Menezes, Chief R&D Officer da Involves.

Além disso, os resultados das análises no período servem como base para outros eventos sazonais, tornando o trade marketing totalmente orientado a dados.

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