<< Voltar pra Home

ABRAS



ABRAS: Consumo nos Lares cresce 3,02% até outubro e atinge maior patamar no ano

8 de dezembro de 2022
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “ABRAS: Consumo nos Lares cresce 3,02% até outubro e atinge maior patamar no ano”

Antecipação do pagamento dos benefícios sociais e expansão do número de beneficiários contribuíram para o crescimento expressivo na comparação com setembro

O Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS registra alta de 3,02% até outubro. É a maior alta do consumo no ano e o indicador aproxima-se do crescimento acumulado durante todo o ano passado (3,04%).

O pagamento antecipado de benefícios sociais para as segunda e terceira semanas do de outubro (11 a 25/10) contribuiu para o aumento do consumo nos lares. A antecipação beneficiou 21,13 milhões de famílias com o repasse de R$ 12,8 bilhões. Com a injeção dos recursos, a alta do consumo nos lares foi de 6,27% em outubro ante setembro.

Na comparação interanual, o crescimento foi de 8,10%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É notável o quanto o aumento no valor do Auxílio Brasil e a inclusão constante de beneficiários em condições de vulnerabilidade social expandiram o consumo de alimentos neste segundo semestre e, de forma mais expressiva, em outubro. Esses recursos elevaram o consumo próximo ao patamar acumulado ao longo de 2021 e, se mantidos, eles devem ajudar as famílias de menor poder aquisitivo a abastecer seus lares”, analisa o vice-presidente Institucional da ABRAS, Marcio Milan.

Outros fatores macroeconômicos como crescimento do emprego com carteira registrada, a desaceleração da inflação nos últimos meses e o pagamento de benefícios para outras categorias profissionais também contribuíram para o crescimento do consumo nos lares no período.

O resultado registrado até outubro (3,02%) confirma as estimativas de crescimento do consumo nos lares – entre 3% e 3,30% – para este ano.

A projeção foi revista pela entidade em agosto após a aprovação da Emenda Constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional, que liberou recursos na ordem de R$ 41,2 bilhões para programas sociais: Auxílios Brasil, vale gás, caminhoneiro e taxista. Estudos da ABRAS, na época, mostraram que cerca de 50% a 60% do montante seriam destinados ao abastecimento dos lares.

Cesta de alimentos registra queda de 0,98% em novembro

O AbrasMercado – indicador que mede a variação de preços nos supermercados – registrou em novembro recuo de 0,98% no preço da cesta composta exclusivamente por alimentos, dentre eles: leite longa vida (-6,28%), feijão (-3.39%), óleo de soja (-0,94%), café moído (-0,44%), carne bovina – traseiro (-0,41%), açúcar (-0.35%), queijo (-0,17%).

A queda ocorreu em todas as cinco regiões do país. Na média nacional, o preço da cesta passou R$ 319,57 em outubro para R$ 316,45 em novembro.

Já a cesta composta por 35 produtos de largo consumo, dentre eles alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza apresentou alta de 0,42%, puxada por tomate (+17,79%), cebola (+13,79%), batata (+8,99%) e farinha de mandioca (+5,69%).

Na categoria de higiene e beleza, os produtos com maior variação nos preços foram: sabonete (+0,92%), xampu (+1,05%), creme dental (+0,56%) e papel higiênico (+0,68%).

Na cesta de limpeza as altas foram puxadas por sabão em pó (+2,32%), detergente líquido para louças (+0,42%) e desinfetante (+0,41%).

Com a variação registrada em novembro, o preço médio da cesta nacional passou de R$ 743,75 em outubro para R$ 746,85 em novembro. No acumulado em 12 meses, a alta é de 6,47%.

Na análise regional, a menor variação foi registrada na região Sul (-0,46%), seguida por Centro-Oeste (0,08%), Nordeste (0,26%), Sudeste (0,61%) e Norte (0,76%).


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

GO: com foco na experiência do cliente, Bretas inaugura espaço diferenciado

O Varanda Bretas é mais uma iniciativa pensada para ampliar o serviço da rede em prol dos clientes Com o…
Image

Sainsbury’s fecha acordo para reforçar foodservice em suas lojas

Rede britânica de supermercados faz parceria com a Costa Coffee para desenvolver operações store-in-store em supermercados Renato Müller A rede…
Image

Redes fazem processo seletivo para novas inaugurações

Serão 1400 vagas disponibilizadas pela Rede Assaí para todo País e 140 posições para a segunda loja Komprão de São…
Image

Pós-NRF’24 ABRAS: Conteúdo é estímulo e gera venda

Em palestra, Alberto Serrentino sinaliza ao público que a informação está mudando a forma de comprar Na última terça-feira, 20,…