<< Voltar pra Home

Negócios



Ypê inaugura Centro de Distribuição referência em tecnologia e inovação

29 de novembro de 2022
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Ypê inaugura Centro de Distribuição referência em tecnologia e inovação”

Com amplo sistema de tecnologia avançada novo CD em Amparo (SP) é considerado um dos mais modernos do Brasil e da América Latina

A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, inaugurou o seu novo Centro de Distribuição, localizado em sua matriz, na cidade de Amparo (SP).

O projeto, nomeado CD 4.0, transforma o centro de distribuição da unidade de Amparo em um dos Centros de Distribuição mais modernos e tecnológicos do Brasil e da América Latina. Com veículos autoguiados com sensores, robôs que montam os paletes usando camadas de diferentes SKUs, sistemas de comando de voz, transelevadores novos, rápidos, produtivos e inteligentes, a companhia reforça o compromisso com a inovação, eficiência e otimização de processos, com o objetivo de seguir evoluindo a qualidade do serviço prestado aos clientes.

“A nossa fábrica em Amparo é a maior unidade da Ypê no Brasil, responsável pela distribuição de aproximadamente 500 SKUs do portfólio da empresa, que são expedidos para todo o Brasil. O projeto CD 4.0 é fundamental para a nossa estratégia, de sermos reconhecidos como referência em qualidade no atendimento ao cliente e de mantermos a competitividade no mercado em meio à revolução 4.0”, explica Eduardo Beira, diretor de Engenharia e Manutenção da Ypê.

Tecnologias agilizam o processo

A tecnologia “Voice Picking”, que possibilita que o sistema guie os colaboradores nas ruas de coleta para montagem do palete por comando de voz, de forma inteligente e evitando fluxos ineficientes.
O picking por camada, feito por uma tecnologia diferenciada e única no Brasil, na qual um robô monta os paletes usando camadas de diferentes SKUs, algo totalmente novo na operação. O equipamento traz um aumento bastante representativo de produtividade e mais agilidade na preparação das remessas para os clientes que optam em fechar pedido de camadas do pallet com produtos diferentes. Já os transelevadores trazem mais posições de armazenagem, somados a uma maior flexibilidade para a operação.

Outra etapa do processo que também conta com inovações é o recebimento, realizado por meio de esteira automática, que faz o descarregamento dos caminhões das unidades produtivas de maneira totalmente automática e muito mais veloz, podendo descarregar um veículo cheio em menos de 5 minutos.

Todas as decisões de movimentações são tomadas pelo sistema, de maneira independente e autônoma, garantindo máxima eficiência e sinergia na operação. Ao longo do projeto, todos os colaboradores envolvidos foram desenvolvidos profissionalmente e capacitados para atuarem em sinergia com as tecnologias implementadas. Com isso, além de garantirem a eficiência operacional do CD 4.0, os profissionais tiveram a oportunidade de prosperarem em suas carreiras ao se qualificarem nos novos processos de automação que pautam a chamada Indústria 4.0 na área de Logística.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…