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Walmart reforça uso de IA para melhorar gestão

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Varejista adota tecnologia para prever o comportamento dos consumidores, analisar e estoques e melhorar sortimento

Por Renato Müller

Poucas empresas têm uma capacidade tão grande de coletar e analisar dados quanto o Walmart. E não é de hoje: a varejista americana foi uma das pioneiras no uso de datawarehousing, quando a ideia de armazenar informações dos clientes e gerar inteligência a partir delas ainda era um conceito difícil de assimilar.

O próximo passo dessa jornada tecnológica da maior varejista mundial é o uso de Inteligência Artificial para melhorar a experiência de compra dos consumidores e o dia a dia dos colaboradores das lojas. A estratégia do Walmart em IA vem sendo refinada na bandeira Sam’s Club, em que os dados são usados para entender melhor o que os clientes têm procurado, o que eles têm comprado, quando e em que quantidade.

“Os clientes deixam pistas do seu comportamento o tempo todo. O que estamos fazendo é identificar essas pistas para melhorar a experiência de compra”, conta Anshu Bhardwaj, vice-presidente sênior de estratégia de tecnologia e comercialização.

A forma mais básica de alcançar esse objetivo é assegurar que os itens que os clientes desejam estão disponíveis nas lojas. No Sam’s Club, com cerca de 600 lojas nos EUA, isso significa gerenciar cerca de 6.000 SKUs – em grande parte, com o uso de robôs. As mesmas máquinas usadas para limpar o chão das lojas capturam 20 milhões de imagens das prateleiras por dia, transmitindo em tempo real para o sistema de IA da loja.

Nos bastidores, a Inteligência Artificial analisa as imagens para diferenciar um produto do outro e verificar se a quantidade de cada item é suficiente para as próximas horas (ou se é preciso disparar uma reposição da gôndola ou recompra no fornecedor). A precisão, hoje, é de mais de 95%.

Quando o item não está disponível na prateleira, mas há um pedido daquele item chegando nas próximas horas, o algoritmo de IA já avisa o colaborador para descarregar o caminhão e levar o palete diretamente para a área de vendas, o que, segundo a empresa, foi suficiente para aumentar a produtividade da loja em 15%.

Com esse tipo de recurso, o Walmart quer diminuir ao máximo o atrito no processo de compra, fazendo com que o cliente simplesmente considere tão fácil e simples comprar no Sam’s Club que faça da loja sua primeira opção de compra.

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