Home SeçõesInternacional Casino prepara fusão com rede concorrente na França

Casino prepara fusão com rede concorrente na França

De Administrador SH
0 Comentário

Jean-Charles Naouri busca investidores para concretizar a união com o Teract

Rumores afirmam que Jean-Charles Naouri, presidente do Casino, procurou o seu ex-franqueado e atual rival Moez-Alexandre Zouari, da Teract, para firmar um parceria entre as duas redes de supermercados. A tratativa seria uma forma de driblar os credores do Casino. A intenção de ambos é listar a nova empresa na Euronext já em setembro.

Naouri enfrenta o desafio de ter que pagar US$ 3,2 bilhões em dívidas nos próximos dois anos, mesmo que isso signifique ceder a administração ao executivo mais jovem. Para Zouari, há a possibilidade de administrar milhares de lojas bem reconhecidas na França.

O plano inclui a fusão das operações do Casino – com as bandeiras Monoprix, Franprix e Casino – com as lojas da Teract. Para tanto, a dupla está buscando investidores dispostos a desembolsar 500 milhões de euros – algo viável para os acionistas da Teract. O maior desafio para o acordo são as margens estreitas das redes de supermercados, já que os consumidores estão cortando gastos para se ajustarem à inflação.

Para João Galassi, presidente da ABRAS, a situação do Casino em solo francês não repercute nas operações controladas pelo grupo no Brasil. “As companhias continuam bem operadas, estão muito bem. É uma questão pontual da organização e do controle. Hoje, o Assaí se tornou a primeira empresa de supermercados do país praticamente ‘sem dono’. A empresa está diluída na bolsa de valores entre inúmeros acionistas e continua sendo operada pelos mesmos dirigentes que estavam lá antes. Não há nenhum problema maior com essas empresas, mas com seus controladores”, declarou.

Com informações da Bloomberg

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada