Início » Seção » Varejo alimentar vive “boom” em Curitiba

Varejo alimentar vive “boom” em Curitiba

Agora é a vez da zona norte da cidade área na qual estão previstas duas inaugurações em 2026

De Redação SuperHiper
0 Comentários

O varejo alimentar em Curitiba vive um “boom”. Em 2025, até o momento, foram abertos 288 novos mercados na capital paranaense, um aumento de 21,5% em relação a igual período do ano passado, segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.

Na cidade, o setor supermercadista reúne 4.482 empresas ativas divididas em supermercados, hipermercados e minimercados. Entre os grupos que têm investido em expansão na cidade, destacam-se: Condor, Festval, Ítalo e Muffato.

No momento, a zona norte do munícipio é a bola da vez das aberturas. O Festval Pilarzinho deve ser inaugurado no segundo semestre. Bem diferente das recentes inaugurações do grupo, que aproveitaram prédios de antigos supermercados, a nova loja está sendo levantada do zero. O supermercado ficará localizado na Rua Amauri Lange Silvério, perto do prédio do Corpo de Bombeiros.

O bairro Abranches, que também fica na região norte de Curitiba, vai ganhar mais uma loja do supermercado atacarejo Superdia. Será ao lado da Sociedade Abranches, na Rua Mateus Leme. A região não possui nenhum supermercado nos moldes atacarejo.

A loja será uma nova opção de compras também para os moradores dos bairros São Lourenço, Barreirinha, Taboão e Pilarzinho, além de ficar no caminho para as cidades de Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba.

O Superdia pertence ao Grupo Ítalo, presente em dez cidades paranaenses: Francisco Beltrão, Capanema, Realeza, Pato Branco, Dois Vizinhos, Marmeleiro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel e Mangueirinha. As demais unidades na capital estão localizadas nos bairros Xaxim, Novo Mundo, Tarumã e Fazendinha.

Em julho do ano passado, a rede Condor inaugurou uma unidade no Barreirinha. A nova unidade é a 66ª loja da rede e representa a 59ª filial em operação. O empreendimento gerou 150 empregos diretos e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões. A estrutura possui 9.200 metros quadrados de área construída, sendo 3.400 metros quadrados dedicados à área de vendas, com 20 checkouts — quatro deles de autoatendimento — e um estacionamento com capacidade para 2.500 vagas rotativas.

Esse processo de expansão, que não se restringe à Capital, também é captado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em nível estadual. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) demonstram que as vendas de hipermercados e supermercados acumulam um crescimento de 2,8% de janeiro a agosto de 2025, no comparativo com o mesmo período do ano passado. A variação representa o dobro da média nacional, que foi de 1,4% no mesmo período.

Fonte: Bem Paraná

Leia Também