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Sustentabilidade ganha importância na decisão de compra dos consumidores

De Edevaldo Figueiredo
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Pesquisa mostra que americanos estão dispostos a priorizar aspectos ESG em detrimento de preço e conveniência

Por Renato Müller

Os consumidores americanos estão cada vez mais atentos às questões de sustentabilidade, que influenciam as decisões de consumo em uma intensidade maior a cada ano. Essa é a principal conclusão de um estudo realizado recentemente pela Blue Yonder.

De acordo com a 3ª Pesquisa Anual de Sustentabilidade, realizada pela empresa com mais de mil consumidores americanos, 78% dos entrevistados afirmam que fatores ESG são importantes no momento de escolher um produto ou de comprar de um determinado varejista – e 47% disseram que seu interesse em comprar de forma sustentável aumentou no último ano.

“É promissor que tantos consumidores se mostrem dispostos a gastar mais para comprar produtos sustentáveis, uma vez que temos vivido tempos em que o orçamento das pessoas tem sofrido mais restrições”, afirma Saskia van Gendt, diretora de sustentabilidade da Blue Yonder. Para a executiva, a disposição de gastar mais deveria enviar uma mensagem clara para marcas e varejistas: investir em soluções sustentáveis vale a pena para manter a confiança e a fidelidade dos consumidores.

O estudo mostra que 40% dos entrevistados aceitam pagar até 5% mais por produtos sustentáveis e 25% pagariam 10% ou mais por itens com atributos ESG sólidos. Quase metade dos consumidores provavelmente pagariam mais por opções de entrega mais ecológicas, como embalagens sustentáveis ou menor pegada de carbono.

Fica um ponto de alerta: nas novas gerações existe uma atenção e uma preocupação maior com questões de sustentabilidade do que entre a população mais idosa (85% dos consumidores da Geração Z e 67% dos baby boomers dizem se importar com esses pontos), mostrando que os aspectos ESG serão cada vez mais relevantes nas decisões de consumo dos clientes.

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