Home SeçõesDestaques Supernosso adota o Food to Save para evitar o desperdício de alimentos

Supernosso adota o Food to Save para evitar o desperdício de alimentos

De Renata Ruiz
0 Comentário

Em fase experimental, o supermercado vendeu quase 100% das sacolas de alimentos próprios para consumo, mas no limite da vida útil

Com o objetivo de combater o desperdício de alimentos, a Rede de Supermercados Supernosso implementou em sua praça de Belo Horizonte da startup Food to Save. Com esse sistema, a empresa seleciona produtos no limite da vida útil, mas próprios para consumo, para compor uma Sacola Surpresa. Assim, alimentos que antes seriam descartados, agora são vendidos por um valor reduzido.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está em 10º lugar no ranking de países que mais desperdiça comida no mundo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados no país por ano, o que representa um total de 30% e um impacto econômico de R$ 61,3 bilhões ao ano.

“Entendemos que tudo precisa ser feito para combater o desperdício. Estamos contribuindo para diminuir o número do desperdício e aumentar o acesso das pessoas a produtos de qualidade, ideais para consumo, mas que estão no seu limite de vida útil”, explica Edmilson Anacleto Pereira, Diretor Industrial e Logística da rede de supermercado Supernosso.

O supermercado começou essa operação com produtos de padaria, tendo em vista que são alimentos de vida útil mais curta, e cada sacola é vendida por cerca de um terço do preço original. A expectativa é para implementarem a ação em outros ramos em breve.

A operação iniciou-se no final do mês de agosto, em fase experimental, e quase 100% das sacolas montadas, distinguidas entre “salgados”, “doces” ou “mistas”, foram compradas pelos consumidores.

“A gente entendeu que isso seria um trabalho que colaboraria no combate do desperdício. Tem a ver com as preocupações que o Supernosso tem nas questões de ESG, inclusive evitando que o produto se transforme em lixo”, afirma Edmilson.

Como funciona o Food to Save?

Utilizar o Food To Service é bem simples, basta navegar pela plataforma e selecionar uma das opções da Sacola Surpresa: salgada, doce ou mista. Depois, é só escolher entre receber o pedido via delivery ou retirar no estabelecimento.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada