<< Voltar pra Home

Destaques



Setor supermercadista está contribuindo para a estabilidade do mercado varejista

13 de setembro de 2023
 - 
11:26
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Setor supermercadista está contribuindo para a estabilidade do mercado varejista”

Pesquisa Mensal do Comércio mostrou que as vendas do setor é destaque para o avanço do varejo

Com um crescimento constante, os supermercados estão garantindo resultados positivos para o mercado do varejo, considerando o cenário econômico atual. Dessa forma, ele tem se destacado para manter a estabilidade do setor.

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pontuou que as vendas nestes estabelecimentos é um dos principais responsáveis pelo avanço no comércio varejista. Os quatro primeiros meses deste ano foram registrados sem perda alguma, com queda em maio, mas com rápida recuperação no mês seguinte.

O PCM mostrou que no acumulado dos últimos 12 meses, houve um crescimento de 4,0% no varejo. E somente em junho, aconteceu um avanço de 1,2%. Além disso, a pesquisa também apresentou que quatro, das oito atividades analisadas, tiveram crescimento: tecidos, vestuários e calçados (1,4%); hipermercados e supermercados (1,3%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%); móveis e eletrodomésticos (0,8%).

Previsão de crescimento do varejo para 2023

Os indícios de desaceleração da inflação e os sinais positivos do mercado de trabalho levaram à previsão de crescimento de 1,8% nas vendas do varejo para 2023, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar da perspectiva de redução dos juros no próximo trimestre, ela tende a ser lenta e gradual, a partir de setembro.

Nos últimos três anos, os estabelecimentos que trabalham com produtos essenciais, têm se destacado nas vendas, sendo que os hipermercados tiveram um crescimento de 3,6%.

Segundo o economista da CNC, Fábio Bentes, o varejo vem apresentando uma gradativa recuperação das perdas ocasionadas pela pandemia. Em junho deste ano, as vendas cresceram 8,3% em relação a junho de 2022, indicando uma tendência de regeneração.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

RJ: Supermarket Recreio investe em modernização e reforma loja

Empreendimento passou a contar com um ambiente mais amplo e organizado, com setores como hortifruti, adega e padaria modernizada A…
Image

Assaí inaugura, em Vitória, a sua segunda loja no Espírito Santo

Empreendimento capixaba gerou 500 empregos diretos e indiretos e conta com vagas para recarregamento gratuito de carros elétricos O Assaí…
Image

Grupo Koch abre 150 vagas para Centro de Distribuição em Tijucas (SC)

“Há muitos benefícios como vale-compras, planos de saúde e odontológico, entre outros”, declarou o gerente executivo de RH da empresa,…
Image

Dia Mundial do Café: mais do que uma bebida, uma paixão nacional

Supermercadistas te convidam a descobrir os diferentes tipos de café, modos de preparo e uma receita refrescante para celebrar a…