Por Renato Müller
Ir além de um salário justo e de promoções para criar ambientes nos quais as mulheres se sintam valorizadas, protegidas e apoiadas. Para muitas empresas líderes no mercado americano, essa mudança de postura também se traduz em melhores resultados financeiros. O Ranking 2024 Best Workplaces for Women, produzido nos EUA pela revista Fortune, ouviu 1,3 milhão de trabalhadores (cerca de 600 mil mulheres) em companhias classificadas como as Melhores Empresas para Trabalhar no mercado americano.
Nas empresas que estão entre os melhores lugares para mulheres, 91% das colaboradoras querem permanecer por muito tempo, 90% fazem mais do que o solicitado e quase 80% se sentem envolvidas nas tomadas de decisões.
A supermercadista mais bem classificada é a Wegmans Food Markets, na 30ª colocação. Logo em seguida, no número 33, vem a Sheetz, do setor de lojas de conveniência. O 47º posto ficou com a Publix Super Markets. Tanto esta quanto a Wegmans também estavam na listagem de 2023, mostrando que desenvolvem práticas contínuas de equidade e criação de bons ambientes de trabalho.
“Estamos dedicados a criar uma cultura de trabalho inclusiva, em que todas as pessoas se sintam valorizadas”, afirmou Marcy Benton, VP de Experiência do Associado da Publix. “Incorporar a diversidade é ajudar nossos colaboradores a alcançar todo seu potencial”, acrescenta.
Nos locais de trabalho que mais valorizam a presença feminina, 81% das mulheres sentem que as promoções são dadas a quem mais mereceu, um índice 62% superior ao de ambientes de trabalho comuns. Além disso, quase 90% das mulheres sentem que todo mundo tem oportunidade de ser reconhecido e 87% encontram um sentido especial no que fazem.
Para serem avaliadas para o ranking, as empresas precisam contar com pelo menos 50 mulheres na força de trabalho, ter 20% de gestoras não executivas e pelo menos uma representante no C-level.