Por Renato Müller
As gerações mais novas tendem a experimentar culinárias diversificadas. Nos Estados Unidos, um estudo da Datassential aponta para um crescimento do interesse por comida coreana, indiana e vietnamina, entre outras, entre os Millennials e a Geração Z, repetindo um processo que aconteceu no passado com comida mexicana e japonesa, entre outras.
Entre abril de 2023 e deste ano, as vendas de produtos nas prateleiras de itens asiáticos nos supermercados americanos cresceram quase 4 vezes mais que a média do mercado, de acordo com dados da Circana. Um movimento que vem sendo impulsionado por varejistas especializados, que com isso ocupam um espaço cada vez mais importante.
Redes de supermercados com foco em diferentes etnias estão ganhando força no mercado americano. Um exemplo é a H Mart, rede de US$ 2 bilhões de faturamento anual com 96 lojas no país: a empresa, especializada em produtos coreanos adquiriu recentemente o shopping center Oceanview Village, em San Francisco, por US$ 37 milhões. Ao mesmo tempo aproveitando e impulsionando o consumo de itens como missô, ghee, cúrcuma e molho de soja, a H Mart hoje tem 30% de clientes não-asiáticos. Por meio de degustações de produtos, explicações mais claras da origem dos produtos e sinalização em coreano e inglês, a varejista vem crescendo em regiões com menos presença de orientais.
Na Patel Brothers, com 52 lojas em 20 estados americanos, cerca de um quarto dos clientes não são descendentes de indianos. Suas lojas estão se tornando, cada vez mais, uma espécie de Whole Foods versão Bollywood, com corredores amplos e mais área de produtos prontos. Na concorrente India Bazaar, na região de Dallas, o mix passou por ajustes, passando a contar com lentilhas orgânicas e bhakri (um tipo de pão indiano) sem glúten. Mudanças que tornam os produtos mais palatáveis tanto para os americanos quanto para a segunda geração de imigrantes indianos.