Home SeçõesEventos Expoagas 2024 é confirmada em Porto Alegre

Expoagas 2024 é confirmada em Porto Alegre

Reabrindo o calendário de grandes eventos após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, encontro ocorrerá entre 20 e 22 de agosto, no Centro de Eventos Fiergs, na capital

De Redação SuperHiper
0 Comente

Uma mobilização inédita de centenas de trabalhadores imbuídos na recuperação do Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, possibilitará a realização da Expoagas 2024 – 41ª Convenção Gaúcha de Supermercados em suas datas originais, entre 20 e 22 de agosto, reabrindo o calendário de grandes eventos após as enchentes que assolaram o Estado, dizimaram comunidades e ceifaram vidas nos últimos dois meses em diferentes pontos do Rio Grande do Sul. O anúncio da confirmação ocorreu em live transmitida pelo Youtube na tarde desta quinta-feira (20) – exatamente dois meses antes do encontro – pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), realizadora do evento. Em 2023, a Expoagas reuniu 62 mil pessoas e movimentou R$ 652,6 milhões em negócios, congregando 496 expositores no mesmo centro de eventos.

A transmissão reuniu supermercadistas, expositores, autoridades e membros da imprensa, e foi capitaneada pelo presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo. Segundo ele, a opção por manter o evento nas datas originais tem relação direta com a reconstrução do Estado e com o apoio que todo o Brasil está prestando aos gaúchos neste momento. “Entendemos que é hora de darmos as mãos e realizarmos este grande encontro como um propulsor da retomada para toda a economia gaúcha, já que dois terços dos nossos expositores são oriundos do RS e o Brasil quer impulsionar os nossos produtos. Teremos limitações de peso nos estandes, talvez não tenhamos a mesma estrutura de climatização e de automação na cobrança de estacionamento, mas sem dúvidas faremos a maior e mais qualificada feira de negócios destas quatro décadas de história”, antecipou o dirigente.

Atingido pelas enchentes, o Centro de Eventos Fiergs (avenida Assis Brasil, 8787) trabalha com equipes multidisciplinares para restabelecer o uso de todas as suas instalações, mas o Teatro do Sesi e as salas adjacentes ao prédio administrativo ainda não estarão prontas a tempo.

“Construiremos uma arena de qualificação, realizando as palestras em uma área coberta no estacionamento. De todos os nossos 496 expositores previstos no projeto inicial, apenas oito, que ficariam alocados em uma área que chamamos de Sala Vip, exclusiva a convidados, estarão impossibilitados. Vamos procurar remanejá-los a outros espaços ou negociar sua participação para outras edições”, explica Longo, lembrando que a AGAS já havia protocolado à Federação das Indústrias do RS, proprietária do espaço, um pedido de ampliação do Centro de Eventos.

O que muda – Na prática, a Expoagas 2024 será rigorosamente executada como em seu projeto inicial, à exceção da Sala Vip. As palestras magnas e as programações do AGAS Jovem e do AGAS Mulher, que tradicionalmente são realizadas no Teatro do Sesi, serão reprogramadas para esta nova arena do conhecimento, em estrutura com lonas a ser montada no estacionamento. A solenidade oficial abertura, que ocorreria na manhã do dia 20 de agosto, será antecipada para o jantar de boas-vindas do evento, agora marcado para a noite de 19 de agosto na Casa NTX, também em Porto Alegre. As palestras do Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) vão para o segundo andar do salão de exposições, juntos dos estandes pré-projetados para pequenas empresas – uma das novidades e sucesso nas últimas edições da feira.

A situação de expositores atingidos por enchentes e renegociações pontuais serão avaliadas caso a caso. “Nosso objetivo é que ninguém fique de fora e não mediremos esforços para isso, aproveitando a Expoagas 2024 com seu poder de visibilidade para alavancar estas empresas. Estaremos trazendo supermercadistas de todo o Brasil e subsidiando sua estadia na Serra Gaúcha no fim de semana anterior à feira, tanto no evento das Associações Estaduais quanto no Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, que terá sua segunda edição neste ano. Vamos organizar a logística dos aeroportos disponíveis e proporcionar uma vitrine para a indústria gaúcha”, antecipa Longo.

O governador do Estado, Eduardo Leite, falou sobre a importância da Expoagas para a reorganização da economia gaúcha. “É um evento que se somará a este movimento de reconstrução que todos estamos fazendo. A Expoagas é um evento importante por si só, já em períodos normais, e agora será fundamental. O Rio Grande do Sul vai dar a volta por cima com a força dos empreendedores. O estado dá suporte, ferramentas e incentivos para esta reconstrução, mas é o empreendedorismo privado que vai reconstruir o Rio Grande do Sul com força, disposição e rapidez”, afirmou Leite. Ainda na live, o presidente eleito da Fiergs, Cláudio Bier, garantiu mobilização total das equipes da Federação para otimizar o Centro de Eventos até a data da Expoagas 2024. Ele lembrou que sua posse ocorrerá no mesmo espaço, no dia 18 de julho. “Tenho certeza que a Fiergs, com o apoio de todos, vai ajudar o Rio Grande do Sul a dar a volta por cima. Tudo o que pudermos fazer para a realização deste grande evento está sendo feito desde já, sob o comando do presidente Gilberto Petry, e daremos continuidade”, garantiu.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, elogiou a coragem dos gaúchos neste momento de retomada. “Entendo que a reconstrução do Rio Grande do Sul não se dará somente com todas as contribuições que todos já estamos fazendo, que não são pequenas, mas sim com um projeto de longo prazo que contemple os setores público e privado. É como se um amigo que sofreu um acidente grave precisasse continuar fazendo fisioterapia para se recuperar, e ele necessitará de recursos para esta fisioterapia”, comparou.

Ajuda Sul – Além da realização da Expoagas 2024, a AGAS – em parceria com a ABRAS e outras entidades estaduais de supermercados de todo o Brasil – está realizando ações estratégicas de retomada para a cadeia do abastecimento. Após a doação de centenas de cestas básicas, camas, carretas de água, colchões e cobertores à população, a entidade está promovendo a distribuição de R$ 1,5 milhão em vale-compras para os supermercados atingidos pelas enchentes, que poderão sortear ou distribuir estes prêmios aos seus clientes.

“É uma forma de apoiar o consumidor final e o comércio, que terá este valor dos vale-compras totalmente aportado pelos clientes nas suas lojas”, resume o presidente da entidade. A AGAS está utilizando ainda sua carreta itinerante, tradicionalmente usada para a realização de cursos, para promover atividades culturais e sociais junto à população nas reinaugurações de supermercados. “Realizamos também seminários semanais para orientar os associados e criamos um comitê de crise. Todo o apoio é importante neste momento e o setor supermercadista mais uma vez será parceiro das comunidades em que atua neste recomeço para os gaúchos”, finalizou Longo.

Serviço
Expoagas 2024 – 41ª Convenção Gaúcha de Supermercados
Quando: 20 a 22 de agosto
Onde: Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre (avenida Assis Brasil, 8787)
Informações: www.agas.com.br

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.