Por Renato Müller
Uma noite marcada por intensos debates estratégicos para o varejo supermercadista. O City Winery, às margens do Rio Hudson, em Nova York, foi o palco do Jantar ABRAS NY 2026, que reuniu as principais lideranças do setor para traçar os rumos do mercado neste ano.
Ao mesmo tempo em que abriu a possibilidade de muito networking entre os principais representantes do setor supermercadista, o Jantar ABRAS NY abordou temas que preocupam o mercado e que pautarão decisões estratégicas em 2026. Entre eles: a redução de custos financeiros, as pautas legislativas no Congresso Nacional, os desafios operacionais de 2026 e o fortalecimento do relacionamento institucional da ABRAS.
“Hoje, os supermercados deixam na mesa cerca de R$ 42 bilhões por ano em taxas de adquirência, antecipação de recebíveis e tarifas bancárias. Reduzir esses custos é uma forma de aumentar a eficiência do setor e elevar o poder de compra dos consumidores”, afirma o presidente da ABRAS, João Galassi.
Para isso, a entidade vem desenvolvendo diversas ações, como uma parceria com a Ártico Capital para a criação do portal Varejo Brasil. Anunciado em setembro de 2025, durante o ABRAS’25 food retail future, o acordo desenvolve um sistema moderno que oferece soluções flexíveis, inteligentes e seguras para os supermercados. “Com o portal Varejo Brasil, aumentamos a competitividade dos pequenos e médios negócios, que frequentemente têm margens apertadas e dificuldades com o giro de caixa”, argumenta Galassi.
Vitórias e pautas no Legislativo
O Jantar ABRAS NY também destacou a aproximação entre o varejo e o Poder Legislativo. Com a presença do senador Efraim Filho (União Brasil/PB), o evento celebrou conquistas recentes do setor, como a Cesta Básica Nacional de Alimentos, considerada um marco histórico para o consumo das famílias brasileiras.
Outras pautas em tramitação ganharam destaque, como o projeto que permite a instalação de farmácias completas dentro de supermercados e a implementação do conceito de “Best Before”, visando reduzir o desperdício de alimentos. “É importante mantermos a agenda econômica brasileira blindada contra instabilidades políticas, para garantirmos um cenário de equilíbrio e responsabilidade fiscal que ajude a impulsionar a geração de empregos”, afirmou o senador.
As lideranças do setor discutem o futuro
Outro momento de destaque no Jantar ABRAS NY foi um debate que reuniu grandes lideranças do setor supermercadista brasileiro, como Erlon Ortega, Everton Mufatto, José Evaldo Koch e Belmiro Gomes. Temas como a pressão sobre as margens de lucro, a falta de mão de obra no setor e a necessidade de desenvolver estruturas ágeis para enfrentar a concorrência estiveram na pauta.
Redução de taxas dos cartões, o impacto das bets e de medicamentos GLP-1 no consumo e o efeito das novas tecnologias na gestão de pessoal e na capacidade competitiva das empresas também foram apontados como questões essenciais para o crescimento do varejo supermercadista neste ano.
Confira a cobertura completa do Jantar ABRAS NY 2026 na próxima edição da revista SuperHiper.


