No Dia Mundial do Macarrão, pesquisa mostrou que o produto é típico em compras de abastecimento
O macarrão é um alimento popular e de muito destaque no mercado brasileiro. Pesquisa realizada pela Horus apontou que o ticket médio do carrinho do shopper de Massas Secas Alimentícias, ou seja, macarrão, é 3,1 vezes maior do que o shopper médio, indicando que é um importante item para compras de abastecimento.
Além disso, entre janeiro a setembro de 2023, o produto esteve presente em 8,3% das notas fiscais. Essa mercadoria teve uma média de item 20% maior e com uma alta no ticket médio de 23,6%, comparado ao mesmo período do ano passado.
Em nível Brasil, as regiões Norte e Nordeste se destacaram no consumo, com aumento de 26,4% e 40% respectivamente. Vale ressaltar ainda que o Centro-Oeste apresentou o maior ticket médio, com 59,3%, mas a menor incidência (-1,7%). Ainda, esta região sofreu uma alta de 34,2% no preço ponderado.
Ainda, um dos principais pontos para o sucesso da categoria é a facilidade das massas instantâneas, uma vez que apresenta ao consumidor uma economia de tempo e dinheiro, podendo custar até menos de três reais, é o que aponta a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI). Confira abaixo a distribuição dos tipos de massas no mercado brasileiro apresentado da ABIMAPI:
Massas Alimentícias
- Macarrão de sêmola: 36%
- Macarrão com ovos: 34%
- Macarrão comum: 25%
- Macarrão grano duro: 2%
- Macarrão caseiro: 1%
Massas instantâneas
- Macarrão: 86%
- CUP: 5%
- Espaguete: 3%
- Talharim: 2%
- Yakissoba: 2%