Apoio Mineiro prepara operação especial para atender crescimento do setor de food service
O mercado de alimentação fora de casa volta a crescer: de acordo com o Instituto Food Service Brasil, o primeiro trimestre de 2023 obteve tráfego análogo de clientes consumindo em restaurantes, com relação ao mesmo período de 2019. Sinal de que o Food Service está em fase de recuperação e de volta ao radar de grandes marcas, como do Apoio Mineiro.
“Nossas pesquisas apontam que o setor está carente de uma operação realmente eficiente, que consiga suportar seu crescimento. Focados em ocupar esse espaço, há dez meses demos início a um movimento para nos organizarmos internamente e nos tornarmos a solução completa para esse mercado”, conta Epifânio Parreiras, diretor do Apoio Mineiro, cash & carry do Grupo Supernosso.
Segundo ele, o primeiro passo foi a contratação de um consultor, que reavaliou todo o mix de produtos das 20 lojas do Apoio (sendo 19 delas na região metropolitana de Belo Horizonte – RMBH e uma na cidade de Curvelo/MG) e todo o nosso processo de vendas da marca. O primeiro passo foi a definição de público alvo no entorno das lojas, a fim de agregar itens que fossem pertinentes à cada região. Hoje, são mais de 900 itens para atendimento direto e outros quase mil de atendimento amplo, mas pertinentes ao food service.
A rede também contratou uma equipe exclusiva para atendimento ao setor. E ainda oferece diferenciais como a possibilidade de atendimento em diversos canais – como o e-commerce; Clique Retire; televendas; o balcão da Ceasa ou por meio dos vendedores exclusivos.
Parreiras aponta, ainda, outros benefícios que fortalecem o propósito do Apoio de facilitar o abastecimento de lares e negócios e que são importantes no novo momento do atacarejo. Entre eles o NossoPay, cartão de crédito da marca, que aumenta o poder de compra do cliente, além de ser uma ferramenta bastante eficaz no quesito fidelização.
Com o cartão, o cliente pode parcelar sua compra em até 3 vezes sem juros. E, caso esteja comprando produtos dos setores de Bazar e Adega, poderá dividir por até 10 vezes, além de pagar preço de atacado, mesmo para compra de pequenas quantidades e cashback em produtos identificados nas gôndolas. “Só o Apoio tem cashback no atacado e isso é um diferencial significativo para nossos clientes”, destaca Epifânio.
Minas é o segundo maior
Hoje, o setor de alimentação fora de casa já é responsável por 2,9% do PIB brasileiro, alcançando cerca de 1,5 milhão de estabelecimentos em todo o país e respondendo por quase 80% do faturamento de pequenos e médios negócios no Brasil. E Minas já é o segundo maior em termos de negócios como restaurantes, cafeterias, bares, lanchonetes, serviços de buffet, food trucks, serviços de entrega de alimentos (delivery), catering, refeitórios corporativos, hospitais, escolas, entre outros. Operações que podem variar desde estabelecimentos de pequeno porte até grandes redes de restaurantes e franquias.
Já o mercado de alimentação (restaurantes e afins) no Brasil, tem por volta de um milhão e trezentos mil estabelecimentos, servindo refeições em diversos momentos da jornada de consumo. Desses, quase 91 mil estão em Minas Gerais, com 22.158 estabelecimentos na RMBH. Aqui, não estão sendo consideradas padarias, que também servem refeições, porém são um mundo à parte dentro do mercado de Food Service.