ESG
Rede líder no Canadá aposta em entregas autônomas

Loblaws acredita que, já no ano que vem, terá caminhões sem motoristas levando produtos dos Centros de Distribuição para suas lojas
*Por Renato Müller
Às vezes, o futuro chega mais rápido do que pensamos. Na Loblaws, maior rede de supermercados do Canadá, esse certamente é o caso. A empresa fez uma parceria com a Gatik AI, fornecedora de veículos autônomos, e está automatizando uma rota de cerca de 11,5 km entre um Centro de Distribuição em Toronto e uma loja da bandeira Real Canadian na principal cidade do país.
“Esse projeto é resultado da nossa evolução nos últimos 5 anos”, afirma Gautam Narang, CEO da Gatik. A rota é complexa para a Inteligência Artificial, com cruzamentos de 4 vias, locais com pedestres, ciclistas e, evidentemente, todo o tráfego de automóveis da região. Um diferencial entre a abordagem da Gatik e a de concorrentes como a Waymo é que a parceira da Loblaws está focada em rotas curtas e fixas, que os caminhões de entrega utilizam com frequência. Para a empresa, dessa forma os desafios para a tecnologia são menores e é possível implementar mais rapidamente – embora a IA tenha dificuldades se, por algum motivo, aquela rota estiver bloqueada.
“No momento, o projeto não é nem mais caro, nem mais barato que a opção tradicional com motoristas”, revela David Markwell, diretor de tecnologia da Loblaws. “Quando aumentarmos a quantidade de caminhões utilizados e o número de rotas, aí sim poderemos ver um impacto financeiro”. Segundo o executivo, o modelo de entregas por veículos autônomos tem se mostrado particularmente útil para atender ao aumento da demanda por entregas expressas de compras de supermercados.

Últimas Notícias

Inauguração do Max Atacadista movimenta a economia de Mogi

Coop inaugura novo conceito de negócio

Supermercados São Vicente reinauguram loja de Itu
