<< Voltar pra Home

Negócios



Quais são os desafios do e-commerce para 2023?

18 de janeiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Quais são os desafios do e-commerce para 2023?”

Agilidade nos processos e na entrega aos clientes é um dos problemas a serem solucionados

O e-commerce não viveu o seu melhor momento em 2022. Além da volta das lojas físicas, outras variáveis influenciaram a desaceleração das vendas on-line, como juros altos, eleições, Copa do Mundo e alta da inflação. Contudo, o mês de novembro como um todo teve alta de 21,7% no GMV (volume bruto de mercadoria) médio por cliente em relação ao ano passado.

Embora o e-commerce tenha tido queda de audiência, tanto nos sites quanto aplicativos, dados da plataforma de pagamentos Nuvei, desenvolvido pela Americas Market Intelligence, apontam que, até 2026, o setor crescerá, em média, 20% ao ano. Em geral, o comércio eletrônico tende a continuar sendo excelente alternativa de compra, porém, este ano, percebeu-se uma ansiedade maior dos consumidores para receber os produtos comprados.

Tendências para 2023

“Além dos desafios externos, os empreendedores tiveram um público mais ansioso e com vontade de ter o seu produto o mais rápido possível em suas mãos. Isso devido às mudanças de hábitos de consumo, frutos da pandemia e com a volta das lojas físicas. Portanto, no próximo ano, a tendência é que cada vez mais o processo de expedição dos lojistas seja mais rápido”, revela Claudio Dias, CEO da Magis5.

Para ele, nesse cenário as empresas que atendem no ambiente físico e virtual têm vantagem. “Elas conseguem integrar diferentes canais, nos quais o consumidor pode comprar on-line e retirar pessoalmente, ou experimenta algo pessoalmente e finaliza a compra somente no virtual. Isso dá mais autonomia e melhora a experiência do cliente”, sublinha.

Em se tratando de métodos modernos de pagamento, o pix tem se tornado mais popular e reduz a utilização do boleto pela praticidade. “O Mercado Pago, plataforma do Mercado Livre, que faz a intermediação dos pagamentos, expandiu o uso do pix no segundo trimestre em torno de 130% e reduziu em 33% o uso de boletos em relação ao mesmo período de 2021”, complementa Claudio.

Outra tendência em tecnologia é o uso de ferramentas de automação, independentemente do porte e segmento da empresa. Esses softwares permitem maior agilidade nas tarefas internas, expedição, controle de estoque e potencializa estratégias para atingir o consumidor.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Mateus inaugura loja e gera 164 empregos diretos em São Luís (MA)

Localizado no bairro Alemanha, empreendimento conta com serviços diferenciados e produtos adaptados ao perfil de consumo local O Grupo Mateus…
Image

Seara lança primeira salsicha hot dog defumada do Brasil

Produto atende a demanda de consumidores por mais sabor em uma categoria que não para de crescer A salsicha se…
Image

Rede Hipermais inaugura loja em Joinville, Santa Catarina

Com uma área de vendas de 3 mil m², o empreendimento 110 empregos diretos e representa um investimento importante para…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…