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Produtos “imperfeitos” conquistam consumidores

De Administrador SH
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No Reino Unido, a compra de hortifrutis “feios” é a nova alternativa dos clientes para fazer o orçamento render um pouco mais

Por Renato Muller*

A aparência não é das mais incríveis: em vez de frutas, legumes e verduras grandes, bonitos e com cores vivas, produtos tortos, em tamanhos menores, com manchas ou outras características menos “marqueteáveis”. Mesmo assim, os produtos “imperfeitos” estão ganhando espaço na cesta de compras dos consumidores britânicos.

E a razão para isso tem nome e sobrenome: alta dos preços. Convivendo com o maior índice de inflação desde 2008 (13,9% nos últimos 12 meses), os britânicos têm buscado opções mais econômicas – mesmo que para isso abram mão do ideal de comprar produtos dignos de comercial de TV para encher a barriga. O sabor é o mesmo, afinal de contas.

Um relatório divulgado na semana passada pela Kantar mostra que as vendas de linhas de produtos imperfeitos, como a Perfectly Imperfect da Tesco e a Naturally Wonky da Morrisons, saltaram 38% em outubro em relação ao mês anterior. O movimento vem na sequência da troca por lojas de descontos e por itens de marca própria, além do corte de produtos considerados supérfluos. Esse movimento fez com que, por exemplo, a Aldi ultrapassasse a Morrisons na preferência dos clientes, depois de ter visto um aumento de vendas de 20% nos últimos 12 meses.

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