Por Renato Müller
A rede de supermercados Hy-Vee, com 570 lojas em nove estados do meio-oeste dos Estados Unidos e um faturamento anual da ordem de US$ 13 bilhões, adotou uma série de soluções digitais para criar novas experiências de compra de seus clientes. Em mais de 230 lojas, a empresa adotou a plataforma de etiquetas eletrônicas de preço do VusionGroup, que permitem à varejista atualizar preços e informações de produtos em tempo real.
Com o uso da tecnologia, os colaboradores da empresa deixam de realizar tarefas como imprimir e substituir as etiquetas de preço de papel nas gôndolas, podendo dedicar mais tempo a atividades mais estratégicas de atendimento ao cliente e reposição de estoques. O sistema funciona a partir da rede wi-fi da loja, eliminando a necessidade de instalação de outros equipamentos nos pontos de venda.
Leia mais:
Para a varejista, a solução permite, por exemplo, a realização de promoções relâmpago em itens perecíveis, visando diminuir o desperdício de alimentos nas lojas. Produtos com um ciclo de vida mais curto podem ser remarcados rapidamente para acelerar seu giro. Outro ponto em que a tecnologia traz vantagens é no abastecimento das lojas e no atendimento a pedidos online: o sistema de etiquetas eletrônicas conta com LEDs de diferentes cores, que ajudam o time de loja a repor ou separar os produtos corretos, aumentando a eficiência dos processos.
“A implementação da tecnologia melhora nossa eficiência operacional e torna a etiquetagem de produtos mais simples e rápida, com vantagens importantes tanto para os clientes quanto para nossos colaboradores”, diz o VP Sênior e Chief Information Officer da Hy-Vee,Brian Young.