Home SeçõesNegócios Mateus reforça expansão robusta para o ano

Mateus reforça expansão robusta para o ano

De Administrador SH
0 Comentário

Companhia divulga balanço do primeiro trimestre com a abertura de 16 novas lojas

O Grupo Mateus registrou lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 196,7 milhões no primeiro trimestre de 2022, avanço de 26,5% ante igual período do ano passado. A receita líquida da rede de varejo alimentar somou R$ 4,58 bilhões no período, crescimento de 36,2% na base anual.

Em termos brutos, o aumento foi de 36,1%, para R$ 5,17 bilhões, montante recorde, segundo o grupo, impulsionando pela expansão de lojas e pela maturação das demais unidades abertas no ano passado.

O faturamento bruto no trimestre foi impulsionando pelo atacarejo, somando R$ 2,51 bilhões, 37,6% acima do visto de janeiro a março de 2021. O segmento representou 49% da receita bruta.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) chegou a R$ 262 milhões nos primeiros três meses de 2022, 25,2% acima do observado um ano antes. A margem do Ebitda caiu 0,5 ponto percentual (pp), a 5,7%.

A varejista destacou que abriu 16 lojas no trimestre, chegando a 218 em operação ao fim de março. O Grupo Mateus viu as despesas com vendas e administrativas avançarem 32,7% no período, para R$ 822,6 milhões, puxadas pelos custos com pessoal.

A varejista encerrou março com dívida líquida de R$ 425 milhões, acima dos R$ 162 milhões vistos ao fim de 2021, com uso de caixa para financiamento do projeto de expansão do grupo e diante a contratação de empréstimos ao longo do trimestre.

Ilson Mateus, CEO e fundador do Grupo, destacou que o 1T22 foi “um marco histórico para a trajetória do Grupo Mateus”. Segundo ele, a empresa deu um “um grande passo no plano de expansão, com a inauguração das três primeiras lojas na Região Nordeste”: “essas três lojas representam uma nova fase para nossa companhia e nos colocam em linha com nosso projeto de expandir nossas operações para todo o Norte e Nordeste”.

“Para o resto de 2022”, segue Ilson, “vamos dar segmento ao nosso robusto plano de expansão, consolidando a presença do Grupo em nossa região e gerando mais valor para nossos funcionários, acionistas e fornecedores”.

Fonte: Valor e Infomoney

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada