Varejistas adotam novas táticas e estratégias para superar efeitos da recessão e ganhar espaço no mercado
Por Renato Müller
As condições econômicas que atualmente agitam a economia americana estão atingindo as redes de supermercados de uma forma diferente do que foi visto em recessões anteriores. A presença de mais redes de descontos, amplas opções de e-commerce e mudanças de hábitos dos consumidores vêm apresentando novas regras para o setor.
De acordo com um relatório divulgado pela Coresight Research a partir de dados de recessões anteriores e de projeções para o futuro do setor supermercadista, as condições econômicas nos EUA continuam voláteis e o varejo vem se comportando de forma diferente do que foi visto nas últimas duas grandes recessões (2001 e 2008-2009). “Existem mais opções focadas em valor (preço baixo) do que no passado e a população Millennial está muito menos acostumada a restrições do que as gerações passadas”, afirma o relatório.
O estudo indica uma série de medidas que podem ajudar a conquistar e manter mais clientes, incluindo o uso inteligente da precificação nas lojas para construir a percepção de valor e táticas como a oferta de possibilidades de refeições fora do lar a preços acessíveis, pequenas indulgências, novas modalidades de programas de fidelidade, a expansão do mix de marcas próprias e o aproveitamento da mídia digital nas lojas para gerar novas fontes de receita.