Há 50 anos no ramo, empresa investe em cash & carry, food service, mas quer mesmo é ficar perto do consumidor final
A Ekma, uma das marcas líderes do segmento de molhos condimentados e atomatados para food service, completa 50 anos de atividades com planos para continuar mantendo crescimento de dois dígitos, mesmo diante do mercado ainda desafiador. Para atingir a meta ousada de aumentar o faturamento de 32% em 2022 em relação ao ano passado, a empresa inicia sua estratégia de expansão dos negócios, buscando novas oportunidades em outras localidades do país no segmento food service, seu principal mercado, e também nas grandes redes de varejo e atacarejo.
A partir deste ano, a empresa passa a exportar para o Paraguai. As exportações incluem principalmente a sua linha de atomatados (extrato de tomate, molho refogado e molho para pizza) e molho madeira. Mas o seu foco mesmo está no mercado interno, segundo Dauto José Azarite Junior, diretor comercial da Ekma.
Os principais alvos do plano de expansão da marca são os estados do Sul, especialmente Santa Catarina e Paraná. “Vemos oportunidade importante nas cidades catarinenses que, apesar da ausência das redes nacionais de cash & carry, há muito espaço para uma ação mais presencial e estratégica”, afirma Azarite Junior.
A empresa ainda pretende ampliar a sua participação em seus maiores mercados – Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul -, levando a marca para outras cidades além das regiões metropolitanas. Atualmente, os produtos da Ekma estão em 91% dos atacarejos da Grande São Paulo, 81% da Grande Rio de Janeiro e 69% da região Centro-Oeste.
Outro plano da Ekma é dobrar a participação da linha de produtos para varejo na receita, que hoje corresponde a 5,88%. “Os consumidores finais e as donas de casa estão conhecendo os produtos da nossa marca por meio dos atacarejos. Para chegar a grandes redes supermercadistas, estamos trabalhando no desenvolvimento de novos itens, como molhos para salada e condimentados, e na ampliação dessa linha para o varejo que, hoje, conta com ketchup, mostarda e barbecue em bisnagas de 200g e 400g, molho madeira e atomatados em embalagem stand-up de 250g”, diz o executivo.
Sucessão de empreendedorismo – A Ekma nasceu e cresceu a partir de uma série de iniciativas empreendedoras. Tudo começou no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, quando um imigrante grego resolveu montar, em 1972, uma fábrica de condimentos com padrão de qualidade que atendesse bares e restaurantes.
Em 1984, Dauto Azarite, executivo de 50 anos na época, com longa e bem sucedida carreira no setor financeiro, adquiriu 50% da empresa e, dois anos depois, a sua totalidade. A marca manteve o seu DNA de fornecedora para food service, sendo a pioneira na comercialização de molhos condimentados em embalagem institucional em PEAD (polietileno de alta densidade) para atacado, bares e restaurantes, quando o mercado ainda era abastecido basicamente com produtos em vidro e latas.
Em 1993, a fábrica foi transferida para o interior de São Paulo. E, desde 2007, opera em Taquaritinga, em uma planta fabril instalada em uma área de 30 mil metros quadrados. Com a mudança da planta industrial, a capacidade de produção da Ekma passou de 18 toneladas para três mil toneladas mensais.
O portfólio da marca, antes com apenas quatro produtos, foi ampliado e diversificado, chegando a mais de 40 itens, sendo a maior parte destinada para food service. Além de mostarda, ketchup, molho barbecue, extrato de tomate, molho refogado, molho para pizza, tomate triturado e molho madeira, a linha institucional da Ekma conta com outros produtos em sachê e bombonas, como molhos para salada, molho de pimenta, molho para hot-dog, azeite e maionese.
Hoje, a Ekma é uma indústria de gestão familiar, comandada pelos filhos de Dauto – Dauto Jr, Márcia e Paulo. A marca está entre as maiores fabricantes de ketchup para food service, com mais de 47% de crescimento em 2022 e 33% na linha de atomatados, carro-chefe da empresa.
Lançamento para cozinha oriental – Acompanhando a dinâmica do universo gastronômico brasileiro, a Ekma enriquece o seu portfólio de molhos condimentado para food service com mais uma novidade. A marca está lançando a sua nova linha de molhos orientais, indispensáveis na culinária asiática, em sachês, embalagem PET e bombonas:
Molho Shoyu Ekma
Base da cozinha japonesa, chinesa e dos países asiáticos, o tradicional molho de soja é acompanhamento de sashimis, sushis e saladas, além de tempero de cozidos (como sukiyaki), lamen (macarrão na sopa), carnes e peixes. O shoyu da marca vem em sachê de 8 ml, em embalagem PET de 1,01L e bombonas de 3,1L e 20L.
Molho Tarê Ekma
O molho encorpado a base de molho de soja dá um sabor todo especial aos grelhados (yakitoris e robatas, por exemplo), tempurás e guioza. O produto vem em sachê de 8g e bombona de 3,1L.
Molho Agridoce Ekma
A marca traz o molho usado principalmente em rolinho primavera, grelhados e empanados em geral, porco agridoce e outros pratos da culinária chinesa, pronto para usar. Disponível em bombona de 3,1L e sachê de 8g.
Segundo Dauto Jr., a linha oriental da Ekma chega para agilizar e facilitar o preparo dos pratos, mantendo todo o sabor da cozinha japonesa, chinesa, tailandesa e de outros países do continente.
Sobre a Ekma
No mercado desde 1972, a marca se consagrou como líder de vendas do segmento de molhos e condimentos para food service. Seu portfólio abrange molhos para lanche e condimentados, para salada em sachê, orientais, maionese, além de atomatados, como extrato de tomate, tomate triturado, molho refogado e para pizza, que são distribuídos em todo território nacional, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A fábrica, localizada em Taquaritinga, no interior de São Paulo, ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, sendo cinco mil de área construída, e gera quase 900 empregos diretos e indiretos. São processadas na planta fabril, cerca de três mil toneladas de produtos por mês. Saiba mais sobre a empresa n o site www.ekma.com.br.