<< Voltar pra Home

ESG



Iluminação nos supermercados: descubra os projetos com eficiência energética

8 de janeiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Iluminação nos supermercados: descubra os projetos com eficiência energética”

André Ferrari, da Luminae, explica como o sistema desenvolvido por ele ajuda as redes a diminuírem os custos e aumentarem a eficiência energética

O custo da energia, elétrica ou não, é um dos mais altos dos supermercados. Ainda assim, ter uma boa iluminação contribui para a experiência de compra dos consumidores, tornando a estadia na loja mais ou menos confortável. Assim, investir em um bom projeto de iluminação deveria estar no topo da lista das redes que estão construindo novas unidades ou passando por uma projeto de revitalização e retrofit.
Além disso, conquistar eficiência energética contribuiu não só com a redução de custos, como, também, com as boas práticas de sustentabilidade, já que o melhor uso de recursos naturais está no contexto.
Por tudo isso, André Ferreira fundou o Grupo Luminae em 2008. De lá para cá, já soma 600 clientes e mais de quatro mil projetos de iluminação desenvolvidos com técnicas inovadoras. Ferreira conversou com a SuperHiper e contou um pouco mais da trajetória e do trabalho que realiza.

“Comecei a estudar tudo sobre o assunto e o que existia no mercado. Testei, por um ano, algumas soluções e percebi um potencial realmente grande para desenvolver técnicas mais eficientes. Com isso, trouxemos a primeira solução que foi o espelho”, conta André Ferreira, fundador do Grupo Luminae.

A solução consistia em colocar um espelho sobre as lâmpadas tubulares de emissão 360 graus, aproveitando os feches que ficavam “perdidos”, dando direcionamento para eles. A partir dessa ideia, Ferreira encontrou um material com índice de 95% de reflexão e o adaptou de acordo com os ângulos necessários para melhorar a eficiência. “Ao final dos testes, concluí ser possível trocar uma luminária de quatro lâmpadas com uma única, com o mesmo poder de iluminação”. Assim, além da economia de energia elétrica, obteve maior eficiência energética, poupando a natureza.

André Ferrari

A solução foi, rapidamente, absorvida pelos supermercados, por meio de indicações feitas pelos próprios clientes. Em 2014, a Luminae foi a primeira empresa a produzir lâmpadas LED no Brasil. O suceso foi tanto que, no ano seguinte, 99% da produção já era de LED.

Solução completa de iluminação para supermercados

“A ideia da Luminae é oferecer uma solução completa de energia, reduzindo o consumo e melhorando a iluminação da lojas, otimizando a operação energética. Oferecermos aos clientes a opção de gerar a própria energia”, diz.

A empresa oferece projetos para novos empreendimentos e também o retrofit de edifícios mais antigos, desenvolvidos a partir de visitas técnicas. Os níveis de iluminação são medidos em vários pontos da unidade, para certificar se cumprem as normas da ABNT. A Luminae também faz um cálculo do consumo de enregia. Depois, são equacionados os pontos estruturais – como pé-direito, tipo de forro e outros – para definir os pontos de iluminação.

“Nosso sistema consegue gerar alta eficiência, com economia de 50 a 80% em relação aos sistemas antigos, e de 40 A 60% em relação a qualquer outro LED do mercado. Para um supermercado, essa questão é muito importante, porque o consumo de energia é um dos princpais custos da loja”, ressalta Ferreira.

Mas a energia elétrica é, apenas, um dos caminhos da empresa, que já está pronta para desenvolver projetos com energia solar e eólica. Ferreira acredita no crescimento dessa “energia limpa”, especialmente no litoral do nordeste, onde existe mais viabilidade para a sua produção.

“Nos temos uma novidade para esses segmentos que são as turbinas eólicas de pequeno e médio porte, ideias para o uso em supermercados. São turbinas menores, com até 5000 watts de potência, adequadas para locais que têm velocidade de vento boa, acima de 5,5 metros por segundo. É o equipamento que recomendo para lojas próximas ao literal. Esses dois caminhos, eólica e solar, são os mais sustentáveis”, finaliza Ferrari.

Leia entrevista completa na Revista SuperHiper.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

RJ: Supermarket Recreio investe em modernização e reforma loja

Empreendimento passou a contar com um ambiente mais amplo e organizado, com setores como hortifruti, adega e padaria modernizada A…
Image

Assaí inaugura, em Vitória, a sua segunda loja no Espírito Santo

Empreendimento capixaba gerou 500 empregos diretos e indiretos e conta com vagas para recarregamento gratuito de carros elétricos O Assaí…
Image

Grupo Koch abre 150 vagas para Centro de Distribuição em Tijucas (SC)

“Há muitos benefícios como vale-compras, planos de saúde e odontológico, entre outros”, declarou o gerente executivo de RH da empresa,…
Image

Dia Mundial do Café: mais do que uma bebida, uma paixão nacional

Supermercadistas te convidam a descobrir os diferentes tipos de café, modos de preparo e uma receita refrescante para celebrar a…