Home SeçõesDestaques Grupo Carrefour Brasil adere aos movimentos Ambição Net Zero e Conexão Circular, da ONU

Grupo Carrefour Brasil adere aos movimentos Ambição Net Zero e Conexão Circular, da ONU

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Evento para a assinatura foi realizado na última quarta-feira, 3, e contou com a presença de Susy Yoshimura, Diretora Sênior de Sustentabilidade

O grupo Carrefour Brasil assinou na última quarta-feira, 3, termo de adesão aos movimentos Ambição Net Zero e Conexão Circular, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU. Ambos os movimentos têm como objetivo acelerar as metas da Agenda 2030 da ONU com ações concretas e compromissos públicos. A assinatura foi celebrada em evento realizado no Hotel Rosewood com a presença da Diretora de Sustentabilidade da companhia, Susy Yoshimura. O grupo Carrefour Brasil foi o único varejista alimentar a assinar o termo.

Em um contexto de emergência climática, com impactos irreversíveis para as pessoas e todos os sistemas naturais que sustentam o País, o Movimento Ambição Net Zero é uma iniciativa de aceleração que visa desafiar e apoiar empresas integrantes do Pacto Global da ONU para que estabeleçam metas robustas e com base na ciência, visando limitar o aumento da temperatura mundial em até 1,5º C.

Já o Movimento Conexão Circular, por meio de uma jornada conjunta de aprendizado, trocas de experiências e conhecimento, o Movimento trabalhará com as organizações brasileiras para atingir um novo estágio de consciência onde haja avanço individual e coletivo visando evoluir padrões de produção e de consumo sustentáveis, que busquem o uso eficiente de recursos naturais, reduzam o desperdício e minimizem o descarte de resíduos, contribuindo para a redução efetiva de todas as formas de poluição. Para a Diretora Sênior de Sustentabilidade do grupo Carrefour, Susy Yoshimura, a adesão aos movimentos reforça o comprometimento e propósito do grupo “temos como propósito oferecer alimentos de qualidade, sustentáveis e acessíveis a população brasileira, queremos fazer isso alinhada a nossa estratégia de impulsionar a transição alimentar. Participar destes movimentos é também poder inovar a partir de sinergias, trocas e aprendizados em desafios comuns ou complementares”.

O grupo Carrefour Brasil tem sua estratégia de prioridades socioambientais alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, entre eles a ambição de reduzir as emissões de escopo 1 e 2 em 50% até 2030 e 70% até 2040 e reduzir as emissões de escopo o3 em 29% até 2030 (As metas consideram o ano base de 2019, além de estarem alinhadas a ciência, limitando o aumento da temperatura global em até 1,5ºC). Em 2023, o grupo reduziu em 35% as emissões de gases causadores do efeito estufa. Esse indicador representa um acréscimo de 16 pontos percentuais em relação à meta fixada para o período.

Na frente de economia circular, a companhia tem como ambição garantir que 100% das embalagens de marca própria do grupo sejam recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025. Em 2023 o resultado atingido foi de 65,7% , um aumento de 50% comparado ao ano anterior.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada