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GPA apresenta resultados consistentes no 2T25

Companhia avança na proposta premium e acelera o crescimento do negócio digital, consolidando liderança do mercado nacional

De Redação SuperHiper
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Após anunciar novas frentes em sua operação, com o lançamento de um novo modelo de loja premium para o Pão de Açúcar e mais uma marca própria para seu portfólio, o GPA apresenta os resultados do 2T25 com números em evolução, refletindo a continuidade da execução de sua estratégia de turnaround com foco em eficiência, rentabilidade e no aprimoramento do relacionamento com o consumidor.

A companhia tem consolidado uma trajetória de resultados consistentes trimestre a trimestre, com avanços relevantes na rentabilidade e eficiência operacional. A margem EBITDA ajustada atingiu 9,0% no 2T25, um avanço de 0,2 p.p sobre o trimestre anterior. Essa curva de melhoria já se desenhava desde o 2T24, quando a margem havia crescido 2,1 pontos percentuais em relação ao 2T23, chegando a 8,8%. No mesmo ritmo, o SG&A (despesas administrativas, de vendas e gerais) recuou para 19,4% da receita líquida, reforçando o compromisso com eficiência e controle de custos.

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O GPA fechou o 2T25 com uma redução acumulada do prejuízo da ordem de 61,2% no comparativo semestral. Também houve avanço na desalavancagem financeira, com recuo de 10,6x (registrada no 1TRI23) para 2,8x (pré IFRS 16) neste trimestre, impulsionado por iniciativas como a venda de ativos não core (R$ ,9 bilhão) e uma oferta primária de ações (R$ 700 milhões), entre outras, que juntas totalizaram R$ 2,6 bilhões. A geração de caixa livre operacional no trimestre cresceu 22,6%, alcançando R$ 383 milhões no acumulado dos últimos 12 meses, fortalecendo a capacidade de investimento da companhia com responsabilidade.

“Mais uma vez entregamos um trimestre de consistência e disciplina, com avanço de margens, redução de perdas e maior controle de despesas, bem como um desempenho operacional de destaque. Esses indicadores reforçam que seguimos na direção certa para ampliar a geração de valor e consolidar nossa posição no varejo alimentar”, afirma o CEO do GPA, Marcelo Pimentel.

As vendas em mesmas lojas (Same Store Sales) da companhia cresceram 5,1%, com destaque para o Pão de Açúcar, que cresce 6,5% no 2T25, demonstrando a força e a resiliência da bandeira premium. O Extra Mercado também manteve bom ritmo, com alta de 4,8%. No segmento premium, a companhia conquistou 1,1 ponto percentual de market share, enquanto no formato de proximidade, em que o GPA segue líder em São Paulo, houve novo ganho de 0,8 ponto percentual, que se soma aos 2,8 pontos percentuais conquistados na Grande São Paulo no 2T24.

“O modelo de lojas de proximidade, como o Minuto Pão de Açúcar, tem se mostrado altamente rentável, com grande aceitação dos clientes e aderência ao novo perfil de consumo nas cidades. Ele segue sendo relevante no nosso plano de crescimento”, completa Pimentel. Desde 2022, já foram inauguradas 213 lojas, sendo 177 no modelo de proximidade, consolidando a estratégia de expansão com foco em rentabilidade e presença urbana.

As marcas próprias também seguem em trajetória consistente, atingindo 25,3% de market share nacional, um diferencial competitivo relevante que reforça a proposta de valor da companhia e amplia a fidelização dos clientes. Já a participação nas vendas totais da companhia alcança 22,6%.

Outro canal que continua ganhando tração é o digital. As vendas online cresceram 16,4% no 2T25e passaram a representar 13% do faturamento total. A margem EBITDA pré IFRS 16 do e-commerce foi mantida em 9,9%, demonstrando a solidez do modelo mesmo em um ambiente competitivo. Com R$ 2,4 bilhões em vendas nos últimos 12 meses e foco em perecíveis, que já representam 35,7% das vendas no canal 1P, consolidando a companhia como líder no e-commerce alimentar no Brasil.

“Nosso modelo de negócios tem se mostrado resiliente e adaptável, com entregas consistentes. Mesmo diante das oscilações do ambiente macroeconômico, mantivemos crescimento de vendas em todos os formatos, ganhos de eficiência operacional e margens sustentadas trimestre a trimestre. Essa estabilidade mostra que estamos prontos para continuar entregando resultados com disciplina, foco em execução e visão estratégica de longo prazo”, conclui o CEO.

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