<< Voltar pra Home

Negócios



GPA registra prejuízo líquido de R$ 88 milhões no 3º trimestre

3 de novembro de 2021
 - 
23:04
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “GPA registra prejuízo líquido de R$ 88 milhões no 3º trimestre”

Considerando o desempenho por formatos, houve disparada na operação das lojas de vizinhança e do e-commerce 

O GPA, dono da bandeira Pão de Açúcar, divulgou nesta quarta-feira que teve prejuízo líquido de 88 milhões de reais no terceiro trimestre, pior do que o resultado negativo de 63 milhões registrado um ano antes.

A companhia teve desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 794 milhões de reais, recuo de 15,9% ano a ano.

A receita líquida da companhia que além do Brasil tem operações na Colômbia, Uruguai e Argentina, ficou quase estável no período, somando cerca de 12 bilhões de reais.

A margem bruta do GPA, controlador do grupo colombiano Éxito, recuou de 25,9% para 24,6%.

A empresa, que no mês passado anunciou sua saída do segmento de hipermercados em meio aos impactos da pandemia e do comércio eletrônico sobre as vendas no varejo físico, disse que as vendas mesmas lojas no Brasil caíram 0,3% no trimestre ante mesmo período de 2020 e que subiram 8,4% no comparativo com 2019. O dado não inclui o desempenho de hipermercados e de drogarias.

A venda mesmas lojas da rede Pão de Açúcar recuou 3,6% sobre 2020, enquanto as das bandeiras de proximidade, uma das principais apostas da empresa, disparam 12,1% no período. Enquanto isso, as vendas mesmas lojas do Éxito subiram 15,7%.

O grupo terminou setembro com 1.488 lojas, ante 1.508 no final do terceiro trimestre do ano passado.

Online

O GPA Brasil registrou recorde de vendas online alimentar de R$ 475 milhões, com crescimento de 46% vs 3T20 e de 393% vs 3T19, em base 12 meses atingiríamos um GMV de R$ 1,9 bilhão.

No 3T21 a penetração de vendas online foi para 9,3% vs 6,3% no 3T20, a penetração de vendas na bandeira Pão de Açúcar é de em média 15%, atingindo picos de 20% ao longo do trimestre;

No Grupo Éxito o Gross Merchandise Value (GMV) alcançou R$ 572 milhões no 3T21, com penetração de 9,3%.

Transação Extra Hiper:

Em 14 de outubro de 2021, divulgamos a transação envolvendo 71 pontos comerciais sob a bandeira Extra Hiper para cessão ao Assaí. Foi celebrado um memorando de entendimentos vinculante (“MoU”) entre as partes o qual prevê que o preço total da Transação a ser recebido pelo GPA será de R$ 5,2 bilhões, dos quais R$ 4,0 bilhões deverão ser pagos pelo Assaí ao GPA. O valor restante será pago ao GPA através de um fundo imobiliário, com a garantia do Assaí;

A transação intensifica o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade e em nossa plataforma digital, através dos segmentos premium e de proximidade. Das 32 lojas remanescentes da bandeira Extra Hiper, 28 devem ser convertidas para as bandeiras Pão de Açúcar e Mercado Extra e 4 estão em avaliação.

ESG

Compromissos ESG: o Grupo GPA faz parte dos principais índices de sustentabilidade ao redor do mundo e vem evoluindo constantemente suas iniciativas ESG com destaque no 3T21 para:

Brasil: tivemos importantes avanços na agenda de sustentabilidade ao longo desse trimestre, corroborando para a concretização do nosso compromisso de sermos um agente mobilizador para uma sociedade mais inclusiva e sustentável. Ao final de setembro tínhamos 53% do nosso quadro de colaboradores Mulheres e 52% se autodeclaram como Negros, promovendo a diversidade e inclusão para nossa gente;

Éxito: promovemos a sustentabilidade por meio de iniciativas de geração de valor, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção do meio ambiente. Durante este trimestre, alcançamos 520 toneladas de resíduos coletados, um crescimento de 900% vs 3T20 devido a excelente participação de nossos clientes.

Fonte: Por Alberto Alerigi Jr., Reuters


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do modelo mais simples ao mais tecnológico, esses equipamentos são essenciais para uma boa experiência do cliente Seja equipado com…
Image

Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

Equipado com IA, Robs consolida busca por inovação e ajuda consumidores durante as compras A loja recém-inaugurada da Rede Supermarket…
Image

Campanha “Tá na sua vida, tá no Tenda” é lançada em diversas plataformas

“Este filme mostra como humanizamos a nossa marca para se conectar emocionalmente com os nossos clientes”, diz Gustavo Delamanha, diretor…
Image

Walmart fecha clínicas médicas em lojas

Em um movimento que surpreendeu, empresa cancela serviço Walmart Health; justificativa é a falta de lucros da operação Por Renato…