Especialistas dão dicas de como otimizar seu estoque e ter mais rentabilidade
Que as vendas do setor supermercadista no Brasil são competitivas, não é novidade. A loja que busca um diferencial acaba se destacando, seja na forma de realizar um atendimento, como expõe os produtos nas gôndolas ou até mesmo pela limpeza. O fato é que ter estratégias para não perder vendas, principalmente em certo períodos, com foco em produtos sazonais, como este de agora, a temporada de verão 2023/2024, não pode haver falhas nos processos.
De grandes a pequenos supermercados sabem que ações bem planejadas, que antecipem a demanda exigida pela estação pode ajudar (e muito) a aumentar a receita da loja. “Este não é o momento do varejista ficar de olho no preço da concorrência e sim na disponibilidade dos produtos, pois o cliente está passeando, quer aproveitar todos os momentos. Se ele quiser comprar determinada cerveja, ele vai comprar, independente do preço, ele paga. Então o varejo alimentar deve ficar atendo aos produtos tanto em seu excesso quando na falta dele, também é uma forma de antecipar qualquer tipo de problema, como por exemplo, rupturas, evitando o desapontamento dos mesmos”, explica o fundador e CEO da EAS Soluções, especialista em gestão de estoques, prevenção de perdas e desperdício de alimentos no varejo alimentar, Eduardo de Araujo Santos.
Estratégias para um bom giro de mercadorias
Sortimento, abastecimento, precisão de estoque, adequação aos parâmetros logísticos, são pontos que merecem atenção especial de todo supermercado, pois as vendas de algumas categorias de verão irão aumentar. ” Se um mercado do litoral fazia o abastecimento de sorvete, por exemplo, três vezes por semana, pode ser que ele mude de frequência e passe a fazer diariamente, devido a demanda, devido ao público que é diferente”.
Todos os itens mencionados acima são importantes, pois, de acordo com o Eduardo Santos, o varejista deve trabalhar com o histórico da gestão do ano passado e saber que, que em determinado período no mês, acontecerá uma queda brusca de demanda e procura, então para não haver perda de mercadorias, essa gestão é mais detalhe a ser planejado.
Matemática
A automatização ajuda nesse processo do varejo alimentar. Até mesmo os supermercados do litoral que recebem muitos turistas nessa época de verão e férias escolares. Nessa hora, uma área de inteligência bem estruturada, ajuda, de acordo com o especialista do Centro de Excelência em Varejo da FGV (FGVcev), Olegário Araújo. ” O varejista pode usar modelos preditivos, ou seja, usando os algoritmos de fala. Por exemplo: quanto no verão passado nós vendemos nessa loja? E ir fazendo os cálculos que vai estimar quanto vende no dia a dia e daí ele vai acompanhando o planejado versus realidade. É matemática. O mundo ideal é que neste planejamento seja possível ver vendo quanto tem de estoque na loja e para quantos dias aquele estoque vai durar, por que assim dá tempo de fazer uma ação mais efetiva. Se a loja prevê vender mais 100 unidades de determinado item, no ritmo que está , até abastecê-la, por exemplo, na segunda feira, vai faltar produto? O que podemos fazer? De que loja posso leva? É mais fácil levar do centro de distribuição (CD) ou de outra loja?”.
O especialista ainda brinca: Produto certo na loja certa na quantidade certa com preço certo com a exposição certa e com a comunicação certa também então são boas todas as variáveis!
Ainda de acordo com o executivo Eduardo de Araujo Santos, as rupturas de estoque impactam negativamente o nível de serviço, a produtividade, a fidelização dos clientes e, consequentemente as vendas. ” Elas são uma consequência da má gestão de estoque, do baixo nível de serviço dos fornecedores e de falhas no processo de reposição de gôndolas. Todavia, são difíceis de serem medidas e nunca se manifestam de maneira isolada. Normalmente onde se verifica rupturas de estoque se verifica altos níveis de perdas de estoque e baixa produtividade”, explica.
Dicas de como combater as rupturas de estoque
• Trabalhar fortemente na melhoria da qualidade do cadastro de produtos, na precisão dos processos de registros das movimentações de estoque e incrementar de forma substancial a acurácia (qualitativa e quantitativa) dos registros de controle de estoques;
• Acompanhar e garantir a adequação e a qualidade dos parâmetros logísticos;
• Garantir a boa execução dos processos de reposição das gôndolas respeitando as características e o biorritmo de cada loja;