<< Voltar pra Home

Economia



Gestão eficiente ajuda o varejo a vender mais

18 de outubro de 2022
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Gestão eficiente ajuda o varejo a vender mais”

Ficar atento aos processos internos e controle de gastos devem fazer parte do planejamento estratégico da empresa

O varejo é um dos setores da economia que vem crescendo ano após ano. Mesmo com a pandemia de Covid-19, o segmento conseguiu se adaptar, adotar soluções tecnológicas que fizeram com que as empresas automatizassem processos que antes eram feitos de forma arcaica e assim continuar lucrando.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo brasileiro tiveram um crescimento de 1,4% em 2021. Já de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita pelo IBGE, no primeiro semestre de 2022, o comércio varejista teve alta de 1,4% nas vendas. Os segmentos de destaque estão livros, jornais, papelaria e revistas (18,4%); tecidos, vestuário e calçados (17,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos (8,4%).

 “Agora, para o segundo semestre, as perspectivas são muito positivas, visto que há algumas datas importantes, como Copa do Mundo, Black Friday e Natal, que costumam atrair mais movimento para as lojas”, afirma Thiago Campaz, é CEO e co-fundador do VExpenses. De acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV), a expectativa do setor é que as vendas aumentem em até 12% no segundo semestre deste ano, em comparação aos primeiros seis meses.

Mas, para que as empresas consigam atender esses objetivos, é preciso que haja muito planejamento e estratégias comerciais e de marketing para a divulgação dos itens a serem comercializados. E, como a atenção dos gestores estão 100% voltadas a isso, em alguns momentos a gestão interna dos processos e controle de gastos pode acabar ficando em segundo plano. O maior problema é que essa gestão é fundamental para a saúde financeira das lojas e para garantir ganhos saudáveis ao negócio.

Para tanto, é importante que os responsáveis pela área utilizem métodos que consigam centralizar os custos, como por exemplo os cartões corporativos e empresariais. Por meio dessas ferramentas, é possível monitorar as despesas em tempo real, atribui-las às filiais e centros de custos corretos, automatizar a prestação de contas e a contabilidade, diminuir os riscos de quebra de caixa negativa, ter a visão dos gastos em uma única plataforma e acompanhar todas as informações por meio de dashboards e relatórios.

Além disso, nesses casos é recomendado contar com mais de um cartão, permitindo que sejam atribuídos a diferentes usuários, para que assim seja possível personalizar os limites e controles dos gastos e ainda receber alertas de segurança caso algo esteja fora da normalidade. Afinal, ao deixar de utilizar um único cartão para os pagamentos de todos os gastos da empresa e passar a atribuir um cartão para cada loja e/ou departamento, ganha-se muito mais visibilidade sobre as despesas da loja toda e/ou das filiais, evitando assim prejuízos muito maiores no caixa.

Dessa maneira, com o uso de soluções tecnológicas, os lojistas conseguem controlar a entrada e saída dos valores financeiros, melhorar o fluxo de despesas internas e evitar perdas de dinheiro por má conduta ou fraudes, principalmente em um período que há um aumento considerável na demanda e muitas vezes as informações dentro das lojas podem se perder.

“O setor varejista precisa se preocupar com as questões internas e com os gargalos que ocorrem no processo de gestão, para que assim seja possível manter a saúde financeira dos negócios e garantir assim que os negócios consigam lucrar, mesmo que as despesas sejam altas também. Mas isso só acontece com organização e planejamento”, conclui Campaz. 

Fonte: Thiago Campaz, é CEO e co-fundador do VExpenses


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…