<< Voltar pra Home

Negócios



Cresce consumo de proteína vegetal entre os maiores de 35 anos, diz Kantar

31 de janeiro de 2022
 - 
22:05
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Cresce consumo de proteína vegetal entre os maiores de 35 anos, diz Kantar”

Estudo aponta que bem-estar e preocupação com o planeta são os principais motivos dessa elevação 

A busca crescente pelo bem-estar e a preocupação com o planeta estão contribuindo para o desenvolvimento do mercado de proteínas vegetais no Brasil. 

Entre os meses de setembro de 2020 e de 2021, os itens que compõem a categoria foram consumidos por mais de 36 milhões de pessoas. No mesmo período, a carne bovina teve redução de quase 2% em número de compradores e de 10% em ocasiões de consumo.

As informações são do painel Usage Foods & Beverages da Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

Os maiores consumidores de proteínas vegetais, a exemplo de soja, lentilha e grão de bico, são provenientes das classes ABC (89%) e maiores de 35 anos (52%). Também vale ressaltar que, além de São Paulo e Rio de Janeiro, os produtos vêm se desenvolvendo de forma muito expressiva nos estados do Nordeste.

De forma geral, 55% das refeições feitas com proteína vegetal são compartilhadas entre quatro ou mais pessoas e ocorrem menos de duas vezes na semana. Apesar do hábito ser o maior motivo para o consumo (49%), a saúde (22%) e o prazer/desejo por algo diferente (27%) destacam-se como motivos para consumo dessa categoria.

Os números dão perspectiva para que o mercado siga crescendo e atraindo mais consumidores em 2022. Hoje, 70% dos brasileiros dizem querer se alimentar de forma consciente, com benefícios para a saúde e para o planeta. E mais: 56,1% planejam comprar menos produtos que sejam prejudiciais ao meio ambiente ou à sociedade.

É importante destacar, porém, que, apesar do cenário em desenvolvimento, a categoria ainda enfrenta barreiras de consumo. A principal delas está atrelada à alta ingestão de carne. Atualmente, a proteína animal está presente em 56% das ocasiões de almoço ou jantar dos brasileiros.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Covabra Supermercados investe em tecnologia para manter ruptura abaixo de 1%

Solução encontrada pela rede também contribui na gestão de pessoas e práticas sustentáveis Mais eficiência nas operações, redução de perdas…
Image

Dono do Supermercados BH compra a SAF do Cruzeiro

Pedro Lourenço adquiriu 90% do clube mineiro, cujo ex-jogador Ronaldo Fenômeno, era detentor Após reunião realizada na tarde da última…
Image

Minimercados autônomos em condomínios é tendência que veio para ficar

A CEO da Honest Market Brasil, empresa especializada no segmento, contou para SuperHiper que pretende abrir mais 150 novas lojas…
Image

Supermercadistas celebram aniversário com campanha especial

Para comemorar a data, a Rede Bretas e o Supermercado Pinheiro prepararam diversas ações para os seus clientes A rede…