Uso de CDs de entrega expressa para perecíveis e investimentos nas lojas físicas fazem parte da estratégia da rede varejista
Por Renato Müller
Uma vez por ano, o CEO da Amazon divulga uma carta aos acionistas em que fala sobre os 12 meses anteriores e traz detalhes da estratégia para seus vários negócios. Na semana passada, a edição 2024 da carta de Andy Jassy mostrou o que é possível esperar para o futuro próximo dos negócios de alimentos (e-commerce e lojas físicas Amazon Fresh e Whole Foods).
No curto prazo, o foco da empresa está em buscar diversos caminhos para o crescimento do negócio de alimentos. Jassy disse que a Amazon pretende usar os 58 centros de fulfillment de entrega no mesmo dia existentes nos EUA para vender alimentos online. Esses CDs armazenam os itens mais vendidos em cada região e permitem que a Amazon tenha os itens preferidos dos clientes sempre à mão. Usar essa estrutura para o e-commerce de alimentos poderá resolver um gargalo para o avanço da empresa.
“O uso dos nossos CDs de entrega no mesmo dia para a venda de perecíveis pode mudar a percepção das pessoas sobre nossa marca e fazer com que a compra de alimentos seja tão conveniente quanto a de outros itens”, afirma o executivo.
Paralelamente a isso, a Amazon está trabalhando em melhorias no visual e no sortimento das lojas Amazon Fresh, além de ampliar as vendas de produtos orgânicos dentro da Whole Foods. Para a empresa, por sinal, alimentos e cuidados com a saúde estarão cada vez mais conectados, seja pelo valor medicinal de boas refeições ou pela presença de clínicas de saúde dentro das lojas. “Essas opções podem ser destravadas por meio da nossa presença física no varejo”, comenta Jassy.