<< Voltar pra Home

ABRAS



Executivos apresentam cases transformadores no Smart Market 2024

16 de abril de 2024
 - 
17:25
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Executivos apresentam cases transformadores no Smart Market 2024”

Painelistas demonstraram alguns dos indicadores que fizeram a diferença em suas empresas

Responsável pela moderação do painel Comercial do Smart Market 2024, o diretor comercial da Redemais Supermercados, Mikelyson Gois deu início a palestra, repassando a fala para o diretor comercial do grupo Ivasko, Paulo Ivasko. O painelista convidado abordou o tema “Ciclo Financeiro”, em que envolve o prazo médio de recebimento, ciclo operacional, estoque médio e prazo de pagamento.

“Há seis, sete anos atrás, época em que a empresa faturava um quinto do que fatura hoje, nós começamos a realizar um trabalho em parceira com uma assessoria para que pudemos aprimorar os nossos indicadores. Ela visualizou a possibilidade da gente reduzir o nível de estoque e trabalhar com uma quantidade de produtos mais assertivo”, declarou Paulo Ivasko.

Para melhorar a eficiência em seu departamento comercial, a empresa começou a trabalhar o prazo de recebimento dos fornecedores, catalogou todas elas, com o seu atraso de entrega, com a sua demanda e demanda do grupo Ivasko.

“Nós estávamos comprando muitos produtos pelo ciclo dos fornecedores, da industria e não pelo nosso. A partir do momento em que fatiamos os prazos de de recebimento dos produtos, a frequência de entrega foi reorganizada e nos permitiu utilizar menos capital de giro. O ganho financeiro da empresa, de três anos para cá, foi de 27%”, comentou Paulo.

Girando a roda de palestrantes, o próximo a falar foi o diretor comercial do supermercados Bruda, Adriano Ferreira. Com o tema “Percentual de Bonificação”, cujo indicador “teve um bom crescimento na empresa”, Adriano declarou que esse impulsionamento nos números surgiu depois que o seu departamento comercial realizou acordos mais consistentes com os fornecedores.

“No final de 2022, nós finalizamos o ano com um percentual de contribuição dos acordos comerciais na margem geral de 0,7%. Ou seja, a composição geral da margem, 0,7% vinham de acordos comerciais, de bonificação, enfim. E no final do ano passado, a gente fechou com 1,6%. Conseguimos triplicar a arrecadação de verbas”, relatou Adriano Ferreira.

Mesmo com números expressivos, o diretor comercial do supermercados Bruda entende que a sua empresa ainda esta na metade do caminho dessa questão e tem muito a ser feito. “Todo mundo sabe o que pode acontecer com 1,6% a mais de margem no final do ano”.

Esse novo cenário foi gerado após uma mudança interna na empresa onde a principal alteração foi a extinção do setor de abastecimento. O setor de compras passou a fazer parte da área comercial. “Dessa forma conseguimos estruturar o setor de compras, criando metas por comprador, por categoria. Foi feita uma substituição de conceito, de visão. O comprador atingiu um percentual de compras a partir de um aumento de vendas, isso começou a inverter a situação”, disse Adriano.

O terceiro e último painelista convidado a falar foi o diretor comercial do Dom Atacadista, Caio Lira. Em cima do tema do Cash & Carry, o convidado trouxe uma visão sobre a “Gestão de Mix, Categoria e Margem”. “Em construção há um ano, montamos uma equipe de trabalho para decidir quais itens poderíamos inativar e deixar de cadastrar um novo item. Saímos de um mix de 15 mil sku’s, onde uma grande gama desses sku’s apresentava pouca representatividade na venda e elencamos uma matriz de sku’s prioritários”, comentou Caio.

Rompendo essa primeira fase, a empresa elencou as prioridades para ajustar o processo dentro de casa. Hoje ela conta com parâmetros estabelecimento em sistema, o que impede o favorecimento do crescimento do mix desordenado. “O resultado desse trabalho foi uma redução de 15 mil sku’s para cerca de 10 mil. Consequentemente, tívemos uma redução de 45% na ruptura e atingimos um ganho de 1.5, quase 2 pontos de margem percentual no último ano”, finalizou Cairo Lira.

Confira em breve toda a cobertura de como foi o painel e o que foi discutido na próxima edição da SuperHiper.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

COOP colabora com arrecadão de alimentos em Sorocaba, Ribeirão Pires e Santo André

Apenas em Sorocaba e Ribeirão Pires, a ação resultou num total de uma tonelada de alimentos doados para entidades que…
Image

ABRAS divulga nota sobre Reforma Tributária

Asssociação entende que a lista de produtos apresentada para compor a Cesta Básica Nacional de Alimentos isenta de tributos precisa…
Image

OXXO projeta crescimento de sua atuação no Brasil

“Se formos bem, podemos nos tornar tão grande quanto OXXO México, se não maior”, disse Fernández Garza, diretor da FEMSA,…
Image

Covabra Supermercados sorteará um ano de compras para 11 clientes

Campanha ‘Bem-Estar Banca Meu Mercado’, que acontece de 01 a 31 de maio, distribuirá vale compras de R$ 700 por…