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Com nova plataforma, Carrefour potencializa as vendas do seu e-commerce

De Administrador SH
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O lançamento do novo site já apresenta resultados positivos como a alta de 30% nas taxas de conversão de pedidos

Com a adoção da nova plataforma digital, o Carrefour Brasil registrou um crescimento de 30% em suas taxas de conversão de pedidos e um aumento de 168% em seu NPS – Net Promoter Score -, índice que mede a disposição dos clientes de recomendar os produtos/serviços da empresa, além de avaliar a satisfação geral e a sua lealdade à marca.

O Carrefour lançou seu novo site com o objetivo de aumentar o desempenho da gestão de pedidos e melhorar a experiência do cliente nos 721 pontos de vendas no país.

A rede escolheu a VTEX – plataforma de comércio digital que mais cresce no mundo, e que conta com funcionalidades nativas de marketplace e gerenciamento de pedidos (OMS) – para seu projeto de migração e mudança de todo o ecossistema de ecommerce.

O projeto teve a expertise da CI&T, multinacional brasileira especialista digital para grandes marcas globais, e da ACCT, empresa de arquitetura e engenharia de software líder de mercado em implementações de VTEX IO.

Este trabalho de aceleração digital e fortalecimento de todo o seu ecossistema, só no ano passado, já refletiu em um aumento de 22,2% em suas vendas (excluindo gasolina) e um crescimento de 43,1% no lucro líquido, em relação a 2019.

“O projeto foi um grande empreendimento, mas com a ajuda de nossos parceiros da VTEX conseguimos transformar digitalmente a maior rede de supermercados do Brasil, deixando um legado para ajustes futuros e crescimento contínuo”, ressalta Cesar Gon, CEO da CI&T.

Durante cinco meses de projeto, a VTEX também contou com o apoio da Maeztra na gestão do projeto, que envolveu 140 pessoas de 18 empresas, além da Cubos Tecnologia, no desenvolvimento de todo o backoffice omnichannel, uma plataforma de gerenciamento que integra ecommerce, gestão de depósito e retirada de pedidos em loja física, em VTEX IO. Neste período, foram migrados e integrados sete milhões de SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque) e 13 milhões de clientes à plataforma de software como serviço (SaaS) da VTEX.

“Os desafios e oportunidades do projeto de migração do Carrefour Brasil precisavam também atender aos altos níveis de complexidade e movimentação que envolveram diversas equipes”, pontua Edson Gagliardi, CEO da Maeztra.

“Desenvolvemos uma plataforma de gerenciamento da funcionalidade do e-commerce que permite a retirada de pedidos em loja física. O sistema gerencia o depósito e coordena o fluxo dos funcionários para emitir notas fiscais, separar pedidos e deixá-los prontos para entrega ao cliente. Realizamos integrações com a VTEX e com os serviços internos do Carrefour”, destaca Guilherme Bernal, CTO da Cubos Tecnologia.

A plataforma VTEX, escolhida pelo do Grupo Carrefour Brasil, viabilizou uma série de benefícios para os clientes e funcionários do varejista, entre eles destacam-se:

● Recurso SmartCheckout, que permite que a compra seja efetivada pelo consumidor de forma segura e com apenas um clique;

● Serviço omnicanal regionalizado, que permite ao consumidor escolher a opção mais conveniente para pagar e receber produtos: em casa, diretamente da loja ou por meio da retirada em um ponto físico de sua escolha;

● Monitoramento visual de cada pedido para auxiliar na identificação de problemas;

● Formas novas e melhores de criar promoções.

“Com a nossa plataforma, pudemos combinar e integrar sistemas internos e externos de forma ágil, com a flexibilidade necessária para construir as interfaces de experiências unificadas para o consumidor final”, explica Rafa Forte, Presidente da VTEX no Brasil.

Com a reestruturação da operação digital do Carrefour e a implementação das novas funcionalidades da plataforma VTEX, a jornada de compra e a gestão dos processos operacionais do varejista foram otimizados permitindo uma melhor experiência ao consumidor final.

“Temos a ambiciosa meta de sermos o líder na transição alimentar no Brasil. Para isso, precisávamos de uma solução que nos apoiasse e facilitasse, não só a jornada do cliente, mas também nossa estratégia de fortalecimento omnicanal”, afirma Paulo Farroco, CIO do Carrefour.

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