<< Voltar pra Home

Consumidor



Código de barras completa 50 anos com evolução e mais eficiência

3 de abril de 2023
 - 
20:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Código de barras completa 50 anos com evolução e mais eficiência”

A chegada da evolução do código 2D traz muito mais informação para o consumidor e eficiência para a cadeia de suprimentos

O brasileiro conhece o código de barras desde 1983, quando entidades representativas de vários setores da indústria e do varejo se juntaram para promover a automação comercial. Foi criada então a Associação Brasileira de Automação Comercial (ABAC). Posteriormente, passou a ser chamada EAN Brasil e, mais adiante, Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. São 40 anos de trabalho no País que contribui para o desenvolvimento de tecnologias e soluções para toda a cadeia de suprimentos, com o objetivo de inserir associados e parceiros numa rede global de crescimento contínuo e sustentável.

Durante essas quatro décadas, a GS1 Brasil apoiou vários projetos que colaboraram com a evolução na gestão de processos e de adoção de novas tecnologias. Essa forte atuação fez com que empresas de diversos setores da economia se tornassem mais modernas e eficientes. Além disso, o consumidor ganhou mais agilidade no atendimento e segurança ao ter acesso a informações qualificadas de produtos, fornecidas diretamente pelos donos das marcas.

Hoje, a GS1 Brasil conta com mais de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais, com duas sedes no país, uma em São Paulo e outra em Brasília. O escritório do Distrito Federal tem como objetivo expandir a representatividade da organização junto aos órgãos governamentais em áreas de interesse público e privado.

Evolução constante

Descrição gerada automaticamenteO código de barras da GS1 mudou muito o dia a dia das pessoas e dos negócios. “Nós vivenciamos cinquenta anos em que o código de barras transformou a maneira como compramos e vendemos. Diante das exigências dos consumidores que buscam por informações cada vez detalhadas e seguras dos produtos, o Código 2D tornará mais fácil obter esses dados e interagir com as marcas”, afirma Oliveira. “Além disso, dados mais precisos disponibilizados na cadeia de suprimentos nos dão a possibilidade de decisões mais inteligentes e eficientes.”

A GS1, organização responsável mundialmente pelo código de barras, também evoluiu nas últimas cinco décadas para uma organização de padrões e serviços, atualmente presente em 116 países. A GS1 promove a transformação digital de empresas de todos os tamanhos e diversos setores, contribuindo para o desenvolvimento e modernização dos negócios.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

#AjudaSul: Associações Supermercadistas abraçam campanha da ABRAS e AGAS em prol do RS

APAS anunciou a doação de R$ 1 milhão para as vítimas das chuvas no RS; demais fundos arrecadados também serão…
Image

#AjudaSul: supermercadistas dão destaque a produtos do RS

Como forma de ajudar na recuperação da economia local, prateleiras com itens oriundos do estado gaúcho foram instaladas em diversas…
Image

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas, SC

Com 8,9 mil metros quadrados de área construída, o empreendimento gerou 155 empregos diretos e 465 indiretos e conta com…
Image

Cottonbaby lança CBSKIN: uma marca de produtos de Skincare

Marca se destaca por sua inclusão, reconhecendo e celebrando a diversidade da geração Z em sua totalidade Oferecido por Cotton…