<< Voltar pra Home

Tecnologia



3 caminhos para o uso do ChatGPT nos supermercados

3 de abril de 2023
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “3 caminhos para o uso do ChatGPT nos supermercados”

Da descrição de produtos ao controle de estoque, o uso de Inteligência Artificial ganha espaço no varejo

Por Renato Müller

O ChatGPT vem mostrando para empresas de todo o varejo que o potencial para o uso da Inteligência Artificial é muito maior do que se imaginava antes. A expectativa é que ferramentas conversacionais como o ChatGPT transformem todo tipo de atividade baseada em processos claros e fórmulas estabelecidas. De maneira geral, quanto mais padronizada a ação, maior sua capacidade de ser otimizada pelo uso da Inteligência Artificial.

Para os supermercados, o uso de ChatGPT pode trazer grandes ganhos em várias áreas, mas três se destacam de forma especial, na opinião da consultoria Insider Intelligence. Confira:

Redação da descrição de produtos

O ChatGPT é uma ferramenta útil quando se trabalha com uma base de dados definida – e um bom exemplo disso é o estoque da loja. As áreas de marketing podem usar as informações dos produtos (trazidas pelos fornecedores) para alimentar o sistema de Inteligência Artificial e acelerar a criação de descrição de produtos para o e-commerce e para campanhas de marketing.

Essa capacidade também pode ser um grande auxílio no momento de integrar o e-commerce do supermercado a marketplaces, acelerando o tempo de upload das descrições dos produtos e diminuindo erros. Por mais que a intervenção humana continue sendo necessária para garantir que o tom de voz da marca esteja sendo seguido, a Inteligência Artificial tem uma contribuição a dar.

Atendimento ao cliente

A OpenAI, criadora do ChatGPT, já anunciou parcerias com marcas como Instacart, Klarna e OpenTable para desenvolver novos usos da tecnologia no varejo. Uma aplicação quase óbvia é o uso do ChatGPT na criação de assistentes para o atendimento aos clientes: a ferramenta pode eliminar o ar robotizado dos chatbots atuais e fazer sugestões contextualizadas de receitas e produtos complementares, de acordo com o histórico de compras e informações nutricionais ou dietas dos clientes.

Gestão de estoques

A partir de integrações com outras plataformas, o ChatGPT pode analisar os sistemas PDV, os pedidos online e as soluções logísticas para estimar a demanda futura de produtos. com isso, aumenta a capacidade de realizar uma correta gestão dos estoques e oferecer recomendações mais precisas de reposição dos produtos.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…