<< Voltar pra Home

Tecnologia



3 caminhos para o uso do ChatGPT nos supermercados

3 de abril de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “3 caminhos para o uso do ChatGPT nos supermercados”

Da descrição de produtos ao controle de estoque, o uso de Inteligência Artificial ganha espaço no varejo

Por Renato Müller

O ChatGPT vem mostrando para empresas de todo o varejo que o potencial para o uso da Inteligência Artificial é muito maior do que se imaginava antes. A expectativa é que ferramentas conversacionais como o ChatGPT transformem todo tipo de atividade baseada em processos claros e fórmulas estabelecidas. De maneira geral, quanto mais padronizada a ação, maior sua capacidade de ser otimizada pelo uso da Inteligência Artificial.

Para os supermercados, o uso de ChatGPT pode trazer grandes ganhos em várias áreas, mas três se destacam de forma especial, na opinião da consultoria Insider Intelligence. Confira:

Redação da descrição de produtos

O ChatGPT é uma ferramenta útil quando se trabalha com uma base de dados definida – e um bom exemplo disso é o estoque da loja. As áreas de marketing podem usar as informações dos produtos (trazidas pelos fornecedores) para alimentar o sistema de Inteligência Artificial e acelerar a criação de descrição de produtos para o e-commerce e para campanhas de marketing.

Essa capacidade também pode ser um grande auxílio no momento de integrar o e-commerce do supermercado a marketplaces, acelerando o tempo de upload das descrições dos produtos e diminuindo erros. Por mais que a intervenção humana continue sendo necessária para garantir que o tom de voz da marca esteja sendo seguido, a Inteligência Artificial tem uma contribuição a dar.

Atendimento ao cliente

A OpenAI, criadora do ChatGPT, já anunciou parcerias com marcas como Instacart, Klarna e OpenTable para desenvolver novos usos da tecnologia no varejo. Uma aplicação quase óbvia é o uso do ChatGPT na criação de assistentes para o atendimento aos clientes: a ferramenta pode eliminar o ar robotizado dos chatbots atuais e fazer sugestões contextualizadas de receitas e produtos complementares, de acordo com o histórico de compras e informações nutricionais ou dietas dos clientes.

Gestão de estoques

A partir de integrações com outras plataformas, o ChatGPT pode analisar os sistemas PDV, os pedidos online e as soluções logísticas para estimar a demanda futura de produtos. com isso, aumenta a capacidade de realizar uma correta gestão dos estoques e oferecer recomendações mais precisas de reposição dos produtos.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Sam’s Club terá a sua 1ª loja em Belo Horizonte

Loja do clube de compras do Grupo Carrefour Brasil, a marca também deve abrir outra loja em Uberlândia Prevista para…
Image

Ypê traz novidades em seu portfólio

Linha de sabonetes em barra Siene chega com três novas fragrâncias, totalizando sete versões em barra A Ypê pretende levar…
Image

Dia das Mães: Supermercados Mundial promove Workshop com Chef renomada

Vencedora de um dos maiores reality show de culinária do mundo, Izabel Alvares, vai compartilhar seus segredos culinários Seja nos…
Image

Grupo Carrefour Brasil divulga resultados do 1T24

Empresa obteve lucro líquido de R$ 39 milhões, revertendo o resultado do 1T23 Na última terça-feira, 7, o Grupo Carrefour…