Início » Seção » Cinco materiais gráficos para impulsionar suas vendas no começo do ano

Cinco materiais gráficos para impulsionar suas vendas no começo do ano

Levantamento mostra que o consumidor está ativo na retomada do consumo

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Marcado pelas voltas às aulas, saldões e a retomada do calendário comercial, o início do ano representa uma oportunidade de ouro para o comércio aumentar a visibilidade e as taxas de conversão. Assim, segundo dados do IBGE, o volume de vendas do comércio varejista no Brasil em 2025 foi maior do que o do ano anterior, registrando um crescimento robusto de 3,1%, marcando sua vigésima taxa positiva nesta comparação. Esse levantamento mostra que o consumidor está ativo na retomada do consumo pós-festas e pronto para novas compras.

Para a gerente de growth marketing da Printi, Patrícia Martins, gráfica que faz parte do Grupo Cimpress, aproveitar essa janela de otimismo e movimento é crucial. “Ao investir estrategicamente em materiais gráficos, a marca não só acompanha essa oportunidade, mas também se posiciona para o sucesso em um mercado que valoriza cada vez mais a qualidade, a experiência e a conexão entre o mundo físico e digital”, pontua. Pensando nisso, o executivo lista cinco tendências do mercado da comunicação visual que podem ajudar a aumentar a conexão entre marcas e clientes.

1. Calendários

É no início do ano que as pessoas buscam organizar as suas metas e trocar o calendário para estarem atentas às datas. Assim, é o momento ideal para oferecer esses itens como brindes ou para venda com a sua logomarca e comunicação visual. Eles são extremamente úteis e garantem que a marca permaneça evidente para o cliente durante os 12 meses, funcionando como uma publicidade de longo prazo.

2. Cartões de Visita e Papelaria Renovada

Com a virada do ano, as empresas começam a elaborar os planejamentos e realizar novos contatos. Portanto, investir em cartões de visita e papel timbrado com um design atualizado ajuda a passar uma imagem de profissionalismo e organização, sendo um material básico e indispensável para qualquer negócio.

3. Rótulos e Tags Personalizados

Para quem vende produtos físicos, rótulos e tags personalizados podem destacar promoções específicas do início do ano ou edições limitadas. Isso agrega valor visual ao produto no ponto de venda e pode influenciar a decisão de compra, transformando a embalagem em uma ferramenta de marketing eficaz.

4. Banners e Faixas

Quando se fala do varejo físico, banners e faixas com mensagens de “Liquidação de Verão”, “Volta às Aulas” (datas sazonais comuns no início do ano) ou “Novidades Chegando” criam um alto impacto visual e direcionam a atenção para as promoções dentro da loja. No ambiente digital, os banners para sites e anúncios pagos no Google Ads e em redes sociais servem para o mesmo propósito.

5. Panfletos, Flyers e Folders Promocionais

Por fim, materiais como panfletos, flyers e folders promocionais são versáteis e ideais para comunicar ofertas específicas, liquidações de estoque pós-festas ou lançamentos de novos produtos. Podem ser distribuídos em pontos de venda (PDV), em ações de marketing direto ou até mesmo em formato digital (e-flyers) para e-mail marketing e redes sociais.

Leia Também