Mercado vê mudanças de forma positiva, com o grupo “arrumando a casa” após aquisição do Grupo BIG
O Grupo Carrefour apresentou na última terça-feira, 20, os resultados da empresa, referente ao ano de 2023. Para a empresa, o período analisado foi marcado por um momento de transformação das suas atividades em terras brasileiras.
A empresa declarou que foram foi finalizada a integração do Grupo BIG e a conversão de 129 lojas de grande formato em velocidade recorde e com rigorosa disciplina financeira.
“Com a conclusão desse processo, passamos a otimizar e simplificar as operações, para que o Carrefour Brasil se torne mais forte e ágil para navegar no macroambiente em constante mudança”, declarou o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Maquaire.
Conforme sinalizado em novembro de 20023, a empresa planejou ajustar a sua rede de lojas, investindo na expansão contínua de sua presença no Atacadão e Sam’s Club e eliminando lojas que estruturalmente não entregam níveis de rentabilidade alinhados com nossas expectativas. ‘’Fechar loja nunca é um tema fácil, mas é a decisão mais assertiva”, diz Stephane.
Segundo os dados apresentados durante teleconferência para analistas e a imprensa, o Grupo Carrefour analisou de forma minuciosa o desempenho de todo o seu portfólio de lojas e o resultado foi a conversão de aproximadamente 40 lojas até 202 e vender ou fechar mais 100, a fim de otimizar a alocação do portfólio de ativos e maximizar o retorno dos ativos existentes. ‘’Uma vez tomada a decisão, agimos rapidamente para implementá-la e, no final de janeiro de 2024, a maior parte da reestruturação estava concluída’’, diz o CEO.
Stephane Maquaire indica que a empresa entra em 2024 com um portfólio completo de lojas de alto desempenho, equipe e estrutura do tamanho certo e bem-preparados para aproveitar as oportunidades que o próximo ano apresentará.
“Nosso foco é continuar buscando as melhores formas de atender nossos clientes, reafirmando nossa posição como varejista alimentar número 1 do Brasil”, finalizou Stephane Maquaire.