<< Voltar pra Home

Destaques



Grupo Pão de Açúcar comemora sinais positivos em 2023

22 de fevereiro de 2024
 - 
15:42
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Grupo Pão de Açúcar comemora sinais positivos em 2023”

No período foram abertas 61 novas lojas, sendo a maior parte delas de proximidade, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar

Os resultados do Grupo Pão de Açúcar, apresentados nesta quinta-feira, 22, referentes ao quatro trimestre de 2023 mostram que a empresa segue no caminho certo.

Segundo a companhia, a melhora no resultado da empresa reflete o processo de ”tornaround” que o grupo colocou em ação a partir de fevereiro de 2022. “O ano de 2024 deve ser um período de aceleração dos ganhos verificados em 2023”, declarou Marcelo Pimentel, CEO do GPA, durante teleconferência com analistas e imprensa.

O resultado trouxe avanços em termos de rentabilidade e pode indicar tendências positivas para os próximos trimestres. “A ideia é ser fiel ao plano iniciado em 2022 e levar isso a 2024. O ano de 2023 foi início de colher resultados, mas temos que continuar porque não chegamos ao potencial que queremos chegar”, disse Pimentel.

A empresa superou desafios importantes, como a finalização da transição do extinto modelo de hipermercados. Foi realizado um forte trabalho com foco em rentabilidade, com a redução de despesas e de quebra. Além disso, ela conduziu um grande projeto de gestão de categorias, com o foco em colocar o produto certo na loja correta, chegando a um nível de disponibilidade do produto de 95%, benchmark para o varejo brasileiro.

Novas diretrizes para a sua atuação multicanal, transformando a loja física em um hub de distribuição de produtos, o retorno da expansão orgânica de lojas, o saneamento e a definição de metas únicas para toda a companhia, foram outras medidas adotadas. “Assim, todos juntos, trabalhamos em uma única direção, para alcançar um único resultado”, comentou o CEO.

A empresa registrou, no 4T23, um acréscimo de 0,3 p.p. em relação ao 4T22, segundo dados da Nielsen no mercado de autosserviço – o quinto trimestre consecutivo de avanço.

“Podemos celebrar o 4T23 também pela melhora de nossos indicadores de rentabilidade. Além do trabalho de controle de custos e despesas, redução de quebras e a adoção do Orçamento Base Zero, o sucesso do processo de venda de ativos não core foi fundamental para melhorar a estrutura de capital da companhia. O EBITDA ajustado, totalizou R$ 404 milhões, com margem de 7,7%, uma evolução de 1,8 p.p. vs. o ano anterior. Os indicadores financeiros demonstram que demos importantes passos em direção a um negócio cada vez mais saudável e com resultados consistentes e sustentáveis. Ainda, com a decisão de vendermos o restante de nossas ações no Éxito e a participação que detínhamos no capital da Cnova, voltamos a ser uma empresa 100% brasileira, focada no mercado alimentar nacional, muito mais preparada para continuar crescendo”, finalizou, Marcelo Pimentel.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Bem-estar é nova tendência dos supermercados americanos

Estudos mostram que essa pode ser uma oportunidade para produtos de marca própria e serviços digitais Por Renato Müller Os…
Image

Grupo Carrefour Brasil lança gôndola com produtos feitos na Amazônia

Iniciativa exclusiva e em rede nacional, programa “Floresta Faz Bem” incentiva a venda de produtos produzidos por povos indígenas e…
Image

Casas de apostam investem R$ 550 milhões em camisas de clubes

Conhecidos como Bets, movimentam o mercado brasileiro e valorizam os times do país Com permissão para atuar no País desde…
Image

DM adquire carteira de clientes da Credz

Com a aquisição, a empresa amplia atuação, cresce em novos segmentos, e alcança mais de 3 milhões de lares brasileiros…