Preparar o estoque e treinar os colaboradores são duas medidas necessárias para aproveitar o potencial de vendas da “Folia”
O Carnaval 2023 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). A estimativa indica que o valor deste ano superará em 27% o faturamento de 2022, que foi de R$ 6,45 bilhões. Para o varejo, a data é uma ótima oportunidade para vender mais.
Assim, os varejistas devem se atentar a três fatores importantes para aproveitar o período: estoque, treinamento e a necessidade de contratação de temporários.
Prepare o estoque. Faça uma análise do seu estoque, anotando o que precisará ser reposto e abasteça-o de acordo com a demanda que o negócio terá, contando com os dias mais movimentados do feriado. No caso de supermercados, reforçar a área de bebidas – desde cerveja a destilados – e de petiscos, é uma boa recomendação.
Invista em treinamentos para a equipe de colaboradores, de forma que todos estejam preparados para trabalhar de forma ágil e eficiente, prezando sempre pela melhor experiência de compra dos clientes.
Dependendo do porte do negócio e de como a data impacta as vendas, avalie a necessidade de contratar colaboradores temporários para suprir a demanda de atendimento da melhor forma possível, de forma a incrementar a experiência de compras do cliente e evitar a formação de filas.